Sociedade

Pangeia: um continente de sabores na Nazaré

23 abr 2016 00:00

Onde a cozinha portuguesa casa com o resto do mundo. E uma história de amor em alto mar.

pangeia-um-continente-de-sabores-na-nazare-3792

Durante 35 anos, Carlos Ferreira viveu fora de Portugal, a ganhar a vida embarcado em navios de recreio ou como empregado de hotelaria e restauração na Austrália, onde também deu aulas. Ao número de países onde lançou âncora, já perdeu a conta. Mas sabe que pisou solo de todos os continentes, em cinco voltas ao mundo.

No regresso à Nazaré, com a mulher, Janeta Ferreira, de nacionalidade polaca, que conheceu nos cruzeiros, está na cabine de comando de um novo restaurante, que, claro, só podia chamar-se Pangeia (o nome dado ao bloco de terra que unia toda a superfície terrestre e de onde nasceram todos os continentes, há muitos milhões de anos).

Localizado no miradouro da Perderneira, na Rua Abel da Silva, o Pangeia beneficia de uma vista panorâmica privilegiada para o oceano, que justifica a visita mesmo antes de se abrir a ementa. E a remodelação do edifício que alberga sala de refeições (mais de 100 lugares), bar e terraço aproveita na plenitude o posicionamento sobre a falésia, com inúmeras janelas ao longo das fachadas.

Mesmo num dia envergonhado, com pouco Sol, a luminosidade do espaço interior também joga a favor do projecto inaugurado por Carlos e Janeta em Agosto do ano passado, após um investimento de um milhão de euros.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo