Viver

Palavra de Honra | Se eu encontrar a poção mágica da empatia, vou investir o tempo que me resta a duplicá-la.

1 mai 2022 17:35

Marisa Gomes, publicitária

palavra-de-honra-or-se-eu-encontrar-a-pocao-magica-da-empatia-vou-investir-o-tempo-que-me-resta-a-duplica-la
- Já não há paciência... para filósofos de trazer por casa, especialistas em todas as áreas, que se escondem atrás de um ecrã! E insultos nas redes sociais, e não só … 
 
- Detesto... que me tratem por Dra., Dona ou Senhora… E gente mal-educada! 
 
- A ideia... de perder a destreza mental, no ritmo frenético em que vivemos, assusta-me!
 
 - Questiono-me se... devemos andar sempre a correr atrás de algo, de alguma coisa, quando conseguimos ir buscar satisfação a pormenores tão simples como as gargalhadas das nossas crianças, um nascer ou um por do sol, uma tarde bem passada com os amigos e/ou a família, um passeio à beira mar, uma viagem… 
 
- Adoro... observar, viajar, ouvir, rir e ter tempo de respirar - o meu antídoto! Adoro castelos e, se há ou não coincidências, até profissionalmente eles se têm cruzado comigo! 
 
- Lembro-me tantas vezes... da minha avó paterna que me ensinou, através dos seus atos, valores como gratidão e generosidade. 
 
- Desejo secretamente... despojar-me de todos os bens materiais e percorrer o mundo de mochila às costas, quando os meus filhos forem independentes e autónomos! 
 
- Tenho saudades... do tempo em que vivíamos no tempo certo, de não ter telemóvel e mail. Tenho saudades de usar o credifone, trocar cartas com os amigos mais distantes, de enviar postais, da ansiedade de revelar fotografias para descobrir como tinham ficado! De ter começado a trabalhar em publicidade e comunicação, onde as maquetas ainda eram todas físicas, havia o estafeta que trazia e levava material aos clientes, ainda enviei propostas por fax… sou uma saudosista! 
 
- O medo que tive... quando fui mãe pela primeira vez, é o mesmo que tenho de estar a desempenhar mal este papel!
 
- Sinto vergonha alheia... pela falta de civismo, falta de empatia para com o outro, falta de educação. 
 
- O futuro... deixa-me ansiosa e expectante! Tenho medo de uma terceira guerra mundial, tenho fé nos nossos filhos, para fazerem deste um mundo ainda melhor.
 
- Se eu encontrar... a poção mágica da empatia, vou investir o tempo que me resta a duplicá-la. 
 
- Prometo... que um dia vou falar menos, penso que já não falo tão alto, mas o meu tom de voz nunca foi proporcional à minha altura! 
 
- Tenho orgulho... do meu percurso, de não olhar para trás quando tomo uma decisão, de arriscar sempre muito e de nunca me ter arrependido das decisões que tomo, mesmo as mais irrefletidas! Tenho orgulho de ser sonhadora! E agradeço a quem se cruza ou cruzou no meu caminho.