Viver

Palavra de honra | "Questiono-me se as pessoas têm noção do que é uma biblioteca pública"

14 mai 2023 16:00

Fátima Cordeiro Oliveira, blogger e bibliotecária

palavra-de-honra-or-questiono-me-se-as-pessoas-tem-nocao-do-que-e-uma-biblioteca-publica
Fátima Cordeiro Oliveira
Ricardo Graça

- Já não há paciência ... para as sucessivas crises de um Governo de maioria absoluta e para o jornalismo que é feito nas televisões em Portugal. Os jornais e as rádios são sempre um bocadinho melhores, mas não muito.

- Detesto... muita coisa, nomeadamente… ver o meu ordenado desaparecer no início do mês e a falta de solidariedade entre pessoas e profissões. Todas as profissões são importantes, todas as pessoas podem dar algo bom. E todos merecemos um aumento no ordenado.

- A ideia... de ajudar os outros levou-me a sonhar trabalhar numa biblioteca. A certa altura trabalhar numa biblioteca pareceu-me uma vocação. Eu gosto de ler, mas trabalhar numa biblioteca e ler são incompatíveis. As pessoas têm uma ideia diferente.

- Questiono-me se... as pessoas têm noção do que é uma biblioteca pública. E o que é? É um local onde têm acesso a livros, revistas, jornais, CD, DVD (e VHS) e vários eventos gratuitamente. Um local onde se pode ir toda a vida, dos zero aos 100, onde se pode ir buscar informação e entretenimento para ver em casa.

- Adoro... ler, escrever, conversar, aprender coisas novas, fazer publicações no meu blogue, as sessões dos Companheiros de Escrita (projecto que nasceu em 2020). E também adoro o meu trabalho.

- Lembro-me tantas vezes... do meu percurso académico. De tantos momentos felizes e infelizes. Sou muito grata aos meus colegas (de trabalho e de estudo) e aos meus professores. Sem eles não teria sido possível ser trabalhadora-estudante.

- Desejo secretamente... O desejo, nada secreto, de que o meu ordenado aumente e que a pobreza envergonhada que existe em Portugal desapareça. Às vezes parece-me que muitos ideais do 25 de Abril ainda não foram cumpridos, não obstante as notícias digam o contrário.

- Tenho saudades... de colegas e amigos que não vejo há muito. E dos meus avós porque já morreram. E da adrenalina de criar projectos como o Akadémicos.

- O medo que tive... e tenho, de que o normal volte a ser a mulher relegada a um papel secundário, de que a intolerância e a falta de solidariedade triunfem, de que a pobreza seja o novo normal, de não saber lidar com pessoas com doenças mentais, de me tornar vítima dos meus medos…

- Sinto vergonha alheia... de quem acredita nas boas intenções do Chega, e da sociedade em que nos tornámos, onde só a polémica “vende”.

- O futuro... é uma incógnita para mim. Tenho muito sonhos, mas neste momento parecem todos impossíveis.

- Se eu encontrar... maneira de sobreviver e de tornar alguns sonhos realidades, serei mais feliz. E quando eu encontro amigos sou feliz.

- Prometo... Prometi responder a este questionário e cumpri. Mas não prometo mais nada!

- Tenho orgulho... nos meus amigos e no meu percurso. Costumo dizer que os meus gurus são os meus amigos. Tenho tido a sorte de conhecer gente espectacular. Claro que nem toda a gente é espectacular, mas aqueles que são, valem por 10.