Viver

Palavra de Honra | “Os ensinamentos que os meus pais me transmitiram dão 10-0 a qualquer euromilhões”

29 jul 2023 15:00

Tatiana Carreira, música

palavra-de-honra-or-os-ensinamentos-que-os-meus-pais-me-transmitiram-dao-10-0-a-qualquer-euromilhoes
Tatiana Carreira
Sérgio Espírito Santos

Já não há paciência... para opiniões construtivas de quem nunca construiu nada.

Detesto... malta que passa a vida inteira a queixar- -se sem estar disposto a fazer nadinha para mudar.

A ideia... de que uma mulher com mais do que uma profissão é uma “tonta que não sabe o que quer” e um homem com várias profissões é um visionário/ empreendedor…

Questiono-me se... “o pensar sempre primeiro em nós” não está a tornar o mundo demasiado egocêntrico. Defendo, sem dúvida, que temos de olhar mais por nós mas tudo o que é em demasia hum… Não se está a perder a empatia, o respeito pelo outro? O interesse pelo bem-estar do próximo? Eu gosto do equilíbrio e a malta leva isto tão a sério que depois é só “venha a nós!”.

Adoro... quando o meu trabalho me permite acordar cedo, ver o dia a nascer e ir ver o mar com os meus cãopanheiros.

Lembro-me tantas vezes... da minha infância onde fui muito feliz! Ah! e do respeito que se tinha pelos mais velhos, professores, autoridades…

Desejo secretamente... que todos os pontos pelos quais trabalho/ luto todos os dias se unam lá mais à frente. Que eu olhe para trás e pense que sabia (mais ou menos) para onde estava a ir e não era só um sonho/ilusão.

Tenho saudades... De escovar o meu cavalo sem estar a pensar na tarefa que tinha de cumprir na hora seguinte. De ser criança e não ter tantas responsabilidades.

O medo que tive... de perder o meu pai.

Sinto vergonha alheia... de quem tem coragem de abandonar um animal. Da falta de respeito/gratidão pelo próximo. E dos que se esquecem de onde vieram.

O futuro... Espero que seja mais tranquilo e que eu tenha mais liberdade para gerir o meu tempo. É para isso que trabalho hoje, tentado sempre manter o equilíbrio com a saúde.

Se eu encontrar... o tempo… peço-lhe para ele ir mais devagar. Cada vez acredito mais que é possível sermos tudo na vida….Aprender a tocar um instrumento, ser um desportista de alta competição, treinador de araras…. O que quisermos… só o sacana do tempo é que nos faz ter de definir prioridades.

Prometo... Permitir-me abrandar, apreciar e aproveitar mais.

Tenho orgulho... Dos meus pais. A educação e ensinamentos que me transmitiram dão 10-0 a qualquer espécie de euromilhões. Dos bens mais preciosos que tenho na minha vida.