Viver

Palavra de Honra | "O lugar da Mulher é onde ela quiser."

5 nov 2020 10:04

Bruna Oliveira, activista no grupo da Amnistia Internacional de Leiria

palavra-de-honra-or-o-lugar-da-mulher-e-onde-ela-quiser

- Já não há paciência … para o "politicamente correto". Essa espécie de "inimigo imaginário" que manipula e mascara discursos. As pessoas politicamente corretas preferem uma "paz podre" a uma paz realista, que luta verdadeiramente contra as injustiças e desigualdades sociais.

- Detesto… machismo, homofobia, racismo, sexismo, femismo e misoginia… preconceitos que envergonham e atrasam a evolução do ser humano. Somos tão evoluídos em tudo e mais alguma coisa e ainda não somos capazes de respeitar as escolhas e a liberdade das pessoas que nos rodeiam. Mais amor e menos julgamento, por favor! 

- A ideia… de viver num Mundo onde a Declaração Universal dos Direitos Humanos seja respeitada em todos os países do Planeta. Será uma ideia assim tão utópica?! 

- Questiono-me se… a sociedade alguma vez vai entender que o "Lugar da Mulher é onde ela quiser!". 

- Adoro… Viver! Há uma linha que separa viver de sobreviver. As pessoas não se apercebem, mas a maior parte de nós sobrevive.  Acordar todos os dias com saúde, sob um teto, ter comida no frigorífico, roupa para vestir e uns trocos na carteira, é uma dádiva! Eu sei que para muitas pessoas isto pode parecer banal, mas num mundo onde existem refugiados de guerra, migrantes e refugiados climáticos, é uma bênção viver num lugar em que nos possamos sentir seguros e acolhidos. 

- Lembro-me tantas vezes… da música "Uma casa Portuguesa" da querida Amália. É uma música que me faz relembrar os tempos de infância e ao mesmo tempo, sentir aquele friozinho na barriga. 

- Desejo secretamente… que esta pandemia nos torne mais Humanos. 

- Tenho saudades… de ver a Rua Sésamo, os Flinstones, a Heidi, as Sailor Moon, as Tartarugas Ninja, o Scooby Doo...E tudo isto a comer Chocapic ou Estrelitas. Sim, posso afirmar prontamente, que nesta altura existiam fortes motivos para acordar cedo.

- O medo que tive… deu origem à pessoa que me tornei. 

- Sinto vergonha alheia… das pessoas que mandam cuspidelas para o chão. Até me dá um arrepio na pele só de pensar nisso! Sobretudo quando puxam a dita cuja das entranhas, dando origem àquele barulhinho irritante e repugnante. Também vou meter na lista as pessoas que têm a unhaca do dedo mindinho bastante crescidota, só para tirar a cera dos ouvidos. Caríssimos, percebam uma coisa muito simples, isso não é nada bonito e muito menos higiénico nos dias que correm. Vamos lá fazer a coisa de outra forma, por favor.

- O futuro… vai ser um belíssimo desafio. No Mundo Encantado das fraldas, das noites mal dormidas, das papas, da amamentação e dos unicórnios… 

- Se eu encontrar… "vontade para cozinhar" à venda, vou comprar paletes. 

- Prometo… ser a melhor mãe possível e imaginária. 

- Tenho orgulho… nas Mulheres da minha família!