Viver

Palavra de Honra | O compromisso de cada um de nós é capaz de transformar o mundo

9 jul 2022 10:08

Cidália Martins, Técnica de Comunicação Ambiental

palavra-de-honra-or-o-compromisso-de-cada-um-de-nos-e-capaz-de-transformar-o-mundo

- Já não há paciência ... para o parecer em vez do ser! Para ver bandeiras hasteadas e selos de bom comportamento que não revelam nada sobre a prática efectiva e só servem para atirar areia para próprios os olhos.

 - Detesto... procuro não detestar nada e os meus cabelos brancos agradecem. Mas como se pode ver não tenho sido bem sucedida!

 - A ideia...é ir caminhando, passo a passo, desfrutando da paisagem, saboreando o momento, com foco no caminho. Como caracol que sou, sei que cada passo conta, que não há passos grandes nem passos pequenos, há passos! E quando menos espero a mudança está a acontecer!

 - Questiono-me se...a empatia, o bom senso e a humildade saíram de stock! Ando à procura deles e está difícil de encontrar.

 - Adoro...o silêncio!

 - Lembro-me tantas vezes... destas frases:
- As sementes caem na terra, nem todas germinam, é verdade! Mas elas continuam a ser lançadas à espera de terreno fértil e um dia brotam!
- Ninguém dá o que não tem!
- Ninguém se deve substituir à falta de civismo!

 - Desejo secretamente...ir em missão para moçambique e por lá ficar durante uns bons meses.

 - Tenho saudades...do meu tio Pessoa, das nossas longas conversas nos fins de tarde debaixo da ameixieira. Da broa de milho da avó Gertrudes. Das brincadeiras com as minhas irmãs e primas na rua. De não haver internet, nem telemóvel e de escrever cartas às amigas para contar as aventuras e desventuras da adolescência. Que alegria que era quando o carteiro chegava. Tenho- as todas guardadas, as cartas e as amizades que ficaram para a vida!

 - O medo que tive…e ainda tenho! Que o medo de falhar me paralise, me bloqueie, e não me deixe fazer nada só porque posso fazer pouco.

 - Sinto vergonha alheia...dos atos de violência, contra pessoas e animais, que envergonham toda a espécie humana.

 - O futuro...está AGORA nas minhas mãos! E não o vou delegar! Acredito que o compromisso individual de cada um de nós é capaz de transformar o mundo, nem que seja o seu próprio mundo! Felizmente somos cada vez mais a assumir as rédeas, a sair do sofá e dar voz e corpo aos seus ideais, e materializá-los em pequenas mudanças que ajudam a tornar este mundo, num mundo mais humano, mais justo e mais sustentável.

 - Se eu encontrar...o macaco Gervásio à minha porta vou lhe pedir para ensinar os vizinhos a reciclar, pode ser que tenha mais sucesso na missão que eu!

 - Prometo... Não deixar o saco encher! Quando o saco enche faz muitos estragos ! É melhor ir esvaziando de vez em quando!

 - Tenho orgulho...Em ser Mãe de um ser humano maravilhoso, que fez mudar a perspetiva da minha Vida para muito melhor.