Viver

Palavra de Honra | Já não há paciência para as conversas vazias de café

20 mar 2022 17:37

Francisco Lontro, fundador do projecto Brincar de Rua

palavra-de-honra-or-ja-nao-ha-paciencia-para-as-conversas-vazias-de-cafe

- Já não há paciência... para a ignorância, o individualismo, a prepotência, a falta de empatia e as conversas vazias de café (em que está sempre tudo mal, mas mexer uma palha para mudar o rumo das coisas... isso é que nem pensar!).   

 - Detesto... mosquitos!

 - A ideia... é construir uma casa, com um quintal grande e árvores com fruta... entras, observas, escolhes o teu fruto perfeito, sobes à árvore, apanhas, comes e trazes mais uns quantos para partilhar: o sorriso "rasga-te" o rosto - e dos que estiverem à tua volta - e todos ficam recarregados para mais um dia feliz de vida. 

 - Questiono-me se... conseguiremos um dia acordar para um projeto verdadeiramente coletivo (em que TODOS sejamos ativos, para o bem), que contribua para a felicidade humana, ao mesmo tempo que respeita e preserva o Ecossistema.

 - Adoro... os meus; o por do sol em qualquer lado; o Alentejo todo; árvores frondosas; o mar e a água cristalina que corre em liberdade; a sensação daquele momento em que mergulho na água fresca num dia de calor; miúdos a rir; música bonita; uma boa imperial de vez em quando; pão, queijo e toda a fruta.

 - Lembro-me tantas vezes... de como é que foi possível a minha geração sobreviver a sua infância sem telemóveis, tablets, youtube e n canais de desenhos animados na TV, a toda a hora. Lembro-me também demasiadas vezes duma frase épica do Professor Carlos Neto: "Estamos a criar crianças totós, de uma imaturidade inacreditável"

 - Desejo secretamente... encontrar uma lâmpada de Aladino que me possibilite criar a Escola em que acredito (é linda e feliz), levar o/ um "Brincar de Rua" a todos os bairros deste mundo... e fico-me por aqui (eu sonho muito!).

 - Tenho saudades... de nada. Não sou uma pessoa saudosista. Mas não posso passar mais de 2 meses sem voltar à casa (da) mãe/ pai. 

 - O medo que tive... de morrer, de nunca mais os ver, cheirar, quando perdi o controlo do carro. Acontece tudo numa fração de segundo, mas em que parece não haver Tempo... e depois pode não haver mesmo mais nada. Safei-me; talvez tenha sido o dia em que mais chorei em toda a minha vida. 

 - Sinto vergonha alheia... das pessoas que entoam cânticos ofensivos no futebol; das pessoas que não optam pela não empatia; do rio Lis poluído; do plástico espalhado por todo o lado; da guerra; dos líderes sem mundo, sem visão, sem humanidade; das pessoas que gritam do alto do seu prédio "não pode brincar aí”.

 - O futuro... ? Vou beijá-los e abraçá-los quando chegar a casa... o resto virá ao sabor das coincidências que vou forçando aqui e ali!

 - Se eu encontrar... o botão de reset disto tudo prometo que...

 - Prometo... continuar a defender as coisas em que acredito, a Educação dos nossos miúdos (necessariamente mais respeitadora das necessidades individuais de cada um), a cultura comunitária, a Natureza.

 - Tenho orgulho... dos meus pais, do esforço que fizeram para garantir que tivesse o essencial para me tornar uma boa pessoa. De ter crescido, genericamente, uma boa pessoa, atenta e disponível.