Viver

Palavra de Honra | Acumular experiências, conhecimento e sensações são o que nos move na busca da evolução enquanto humanos

28 set 2025 14:15

Cristiano Justino, engenheiro electrotécnico e fotógrafo

palavra-de-honra-or-acumular-experiencias-conhecimento-e-sensacoes-sao-o-que-nos-move-na-busca-da-evolucao-enquanto-humanos

- Já não há paciência... para tanta "música" do estilo funk brasileiro e seus homólogos portugueses.

- Detesto... chico-espertice! Alguém achar que é mais esperto que todos...  Todos podemos saber muita coisa, e temos mais conhecimentos em determinadas coisas, mas temos sempre oportunidade de aprender com os outros.

- A ideia... genial é conseguirmos reduzir os níveis da iluminação pública em Portugal, onde a luz é menos intensa e de melhor qualidade. Isso significa devolver os céus escuros às pessoas e à natureza, para melhor regulação do sono e maior equilíbrio com a natureza.

- Questiono-me se... a vida de cada um não é uma linha de um novelo cósmico que se enlaça e desenlaça, irregularmente, noite e dia. 

- Adoro... ir para a serra à noite e contemplar as estrelas. Também adoro música. Não costumo fazer as duas coisas em simultâneo. 

- Lembro-me tantas vezes... das viagens de comboio que fiz em criança. O comboio é um excelente meio de transporte para nos levar a percorrer as memórias.

- Desejo secretamente... fazer viag.. ahh... secretamente!

- Tenho saudades... das longas noites quentes de verão, sem relógio.

- O medo que tive...  quando me empurraram para o rio... foram minutos críticos até estar com os pés na terra.

- Sinto vergonha alheia... quando usam aquelas colunas portáteis para ouvir música em alto volume... deviam guardar aquilo só para eles. Normalmente é gente sem noção.

- O futuro... começa agora! Desejo que seja um bom futuro, apesar de nem sempre me parecer que estamos no bom caminho.

- Se eu encontrar... o elixir da vida, aviso! Até lá, é viver com os pés no chão e o olhar no céu.

- Prometo... sair mais à noite... para fotografar. É algo que gosto mesmo muito de fazer, onde a persistência acaba por trazer as suas recompensas em forma de imagens e lembranças. Talvez para beber um copo também, mas menos vezes.

- Tenho orgulho...  em ter sempre vontade de aprender mais e procurar fazer coisas diferentes. Considero que o acumular de experiências, conhecimento e sensações são o que nos move na busca da evolução enquanto humanos.