Sociedade

Palacete da Villa Portela sem condições para eventos

30 mar 2017 00:00

Falta de segurança condiciona festivais A Porta e MetaDança e primeira edição do Leiria Design.

palacete-da-villa-portela-sem-condicoes-para-eventos-6183

O palacete da Villa Portela, pelo mau estado de conservação, não reúne condições de segurança para acolher eventos com grande afluência de público em simultâneo, o que interfere com as actividades já anunciadas para o local, no âmbito dos festivais A Porta e MetaDança e da primeira edição do Leiria Design.

Na sexta-feira, 24, Ricardo Charters d'Azevedo assinou com a Câmara de Leiria o contrato de cedência do imóvel, que vai ser transformado num centro de artes gerido pelo Município. Falta calcular o custo e a dimensão da obra, mas o vereador com o pelouro da Cultura reconhece que "há situações que têm de ser salvaguardadas" no imediato, dada a degradação do palacete.

"Uma exposição pode tornar-se perigosa em algumas divisões e é isso que está a ser avaliado", explica Gonçalo Lopes, apoiado no parecer de técnicos de várias especialidades que inspeccionaram o edifício, incluindo da Protecção Civil e do Instituto Politécnico de Leiria.

Nos últimos meses, também os programadores culturais visitaram o palacete, com o objectivo de preparar actividades em parceria com a autarquia, que agora ficam condicionadas. 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.