Sociedade

Pai da Escola da Ponte fala de educação na região de Leiria

16 mai 2023 11:16

José Pacheco é um dos oradores do IX Fórum Famílias, organizado pela Câmara de Leiria

pai-da-escola-da-ponte-fala-de-educacao-na-regiao-de-leiria

É já hoje que se realliza a palestra com José Pacheco, o idealizador da Escola da Ponte, que vai estar na região de Leiria durante cerca de uma semana. 

Entre as 18:30 e as 20 horas, o professor que há anos se dedica a ver a escola de uma maneira diferente do tradicional, estará na Casa da Cultura - Teatro Stephens para falar sobre "Novas construções sociais de aprendizagem e educação".

"Aprender em comunidade", "Transformar a Educação" e "Reconfigurar a escola" constituirão outros motivos de reflexão para todos os que ambicionam uma escola diferente.

O acesso ao evento é gratuito, devendo todos os interessados fazer a sua inscrição até às 15 horas de hoje, através do link: https://forms.office.com/e/VaaupyR2cr

Esta palestra destina-se a toda a comunidade educativa do concelho da Marinha Grande, associações de pais e encarregados de educação, técnicos e outros interessados em matérias relacionadas com a educação.

No próximo dia 18, a Comunidade Educativa de Leiria e a Associação Sementes de Lys - Comunidade de Aprendizagem de Fátima, levam José Pacheco à sede da associação, localizada na antiga Escola Básica da Amoreira, em Fátima, para mais um encontro sobre educação. O evento decorrerá entre as 15 e as 18 horas. Pode inscrever-se em https://docs.google.com/.../1FAIpQLSfRQ6Yd4t1QVc.../viewform

José Pacheco estará no Teatro Miguel Franco no sábado, dia 20, entre as 10:30 e as 12:30 horas, onde participará no IX Fórum Famílias. As inscrições podem ser efectuadas em https://docs.google.com/.../1FAIpQLSfRQ6Yd4t1QVc.../viewform

Numa iniciativa orientada para professores e outros profissionais da educação, José Pacheco irá ministrar a formação “TransFormação: da metodologia à prática”, entre as 14:30 e as 16:30 horas, no Teatro Miguel Franco. Os interessados devem inscrever-se pelo e-mail comunidadeseducativasleiria@gmail.com.

O pedagogo já visitou e vai ainda estar em várias escolas onde apresentará o projecto e irá verificar como estão a decorrer os projectos pilotos já adoptados no território.

Estas iniciativas foram organizadas pela Comunidade Educativa de Leiria, em parceria com as entidades locais.