Sociedade

Padre de Leiria escolhido para liderar institutos religiosos em Portugal

28 abr 2023 16:08

Adelino Ascenso, natural do Souto da Carpalhosa, foi eleito durante a assembleia-geral da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, realizada em Fátima.

padre-de-leiria-escolhido-para-liderar-institutos-religiosos-em-portugal
Adelino Ascenso é superior geral da Sociedade Missionária da Boa Nova
Ricardo Graça

Natural de Leiria, o padre Adelino Ascenso é o novo presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP). A eleição teve lugar durante a assembleia-geral deste organismo, que hoje terminou em Fátima.

Como vice-presidente, foi escolhida a Ângela Coelho, religiosa da congregação Aliança de Santa Maria e vice-postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado.

Nascido no Souto da Carpalhosa, concelho de Leiria, Adelino Ascenso, de 69 anos, é superior geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, cargo para o qual foi releeito no ano passado. Conta ainda com uma longa experiência missionária, com destaque para os anos que viveu em missão no Japão.

Esta assembleia-geral da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal ficou marcada pela questão dos abusos de menores por parte de membros da Igreja Católica. O pedopsiquiatra Pedro Strecht, que coordenou a comissão que investigou os abusos sexuais na Igreja, marcou presença no encontro, entregando uma lista que aponta 17 alegados abusadores em 10 Institutos de Vida Consagrada, a maioria já falecidos.

De acordo com informações da CIRP, desses 17 religiosos, 10 já morreram, dois estão no activo, quatro não estão ativos (sendo que dois não estão vinculados ao instituto) e um é desconhecido.