Sociedade

P-Telemóveis repara o seu telemóvel em cinco dias (ou menos)

25 jun 2018 00:00

O seu dispositivo electrónico avariou?

Serviços de assistência
Reparação em ambiente laboratorial
Reparação em ambiente laboratorial
Reparação em ambiente laboratorial

Sediada em Leiria, na Gândara dos Olivais, a P-Telemóveis foi fundada em 2005 por Luís e Filipe Duarte, dois irmãos que partilham a paixão pela área da tecnologia. Desse amor surgiram dois grandes espaços, onde, em ambiente laboratorial, são executadas reparações e prestada assistência aos mais variados dispositivos electrónicos, oriundos de vários pontos do País.

Também são elaborados contratos de telecomunicações com as principais operadoras. Neste momento, a P-Telemóveis emprega 37 pessoas e conta também com um espaço de venda e centro técnico, em Caldas da Rainha. “Rapidez” e “assertividade” são duas palavras que Luís Duarte diz serem a base desta empresa de Leiria, onde a reparação de um equipamento, actividade que constitui a maior fatia de negócio da P-Telemóveis, demora, no máximo, cinco dias, sendo que a maioria dos dispositivos é reparada no próprio dia.

Esta rapidez é garantida por uma equipa técnica que Luís, empresário pragmático e enérgico, contagia com a referida “rapidez” e “assertividade”. É algo que acontece naturalmente, devido à sua personalidade decidida, e é transmitido com apenas dois dedos de conversa. Com o tempo e devido à constante mudança no mercado de comunicações, a P-Telemóveis sentiu a necessidade de evoluir da simples assistência a telemóveis, à reparação de grandes e complexas máquinas industriais, de forma a poder oferecer serviços semelhantes aos de uma “clínica de cuidados intensivos” na área da electrónica.

Esta alteração veio ajudar a colmatar as necessidades dos clientes e a aumentar a produtividade e zona de actuação da empresa da Gândara dos Olivais. Há cerca de oito meses, a empresa abriu a pouca distância da sua sede, um novo espaço que, actualmente, é utilizado como armazém e oficina, mas que, no futuro, virá a ser um balcão de comércio de material reacondicionado.

Enquanto se proceder a essa mudança, nas instalações originais, existirá uma loja, serviços vários de gestão e um laboratório de reparação de telefones. A P-Telemóveis recebe equipamentos vindos de todo o País, possibilitando assim criar uma rede de parceiros. “É o Serviço de Revenda. Temos mais de 160 empresas que nos enviam equipamentos todos os dias. Temos como compromisso executar as reparações e dar respostas o mais rápido possível, garantindo sempre a qualidade do conserto", sublinha Luís Duarte.

A empresa conta ainda com uma loja online, onde se vende de tudo e para tudo. Desde capas de telemóvel, a smartphones topo de gama, equipamentos reacondicionados e usados, tais como computadores portáteis, torres e iMac e Macbook da Apple. Estes dispositivos contam com uma garantia de um ano e IVA dedutível.

Aposta nas reparações
"Em 2012, com as alterações do mercado, deixou de haver comissionamentos da MEO, Vodafone e NOS, e tivemos a necessidade de transitar o negócio. Foi assim que iniciámos os serviços de reparação.

Rapidamente, percebemos que utilizar material barato não compensava porque as complicações e o tempo que estas roubavam aos técnicos para tentar resolver questões criadas com esse material, não recompensavam em termos de custos. Ainda por cima, atrasavam todo o processo de reparação", explica o sócio-gerente.

Embora as peças custassem menos de metade do preço, o custo final era superior. Após ter feito as contas, a P-Telemóveis passou então a utilizar apenas material de qualidade reconhecida, assegurando assim um lugar no mercado, com produtos e reparações de qualidade, bem como rapidez e garantia das reparações.

“Com o passar do tempo, acredito que as pessoas estão a perceber que o que é mais barato acaba por sair muito caro e que é melhor entregar os seus equipamentos nas nossas mãos.”, assegura Luís Duarte que adianta que "a nível de stock”, a P-Telemóveis “tem praticamente todo o tipo de peças, para praticamente todas as marcas de telemóveis. Sempre com os melhores preços."

Quando um equipamento entra nas instalações da empresa, é gerada uma referência electrónica que fica disponível numa plataforma digital, criada e usada internamente na empresa, e que transmite aos seus colaboradores o estado do processo de reparação. Através desta plataforma, é possível saber se o equipamento já foi reparado, se está em reparação, se está em análise ou se é preciso dar um feedback final ao cliente.

O processo permite ao colaborador saber o custo e tempo de reparação, a margem de lucro e até observações a transmitir ao cliente sobre a reparação em questão. Como a P-Telemóveis é uma empresa que constantemente investe em técnicos qualificados nas mais variadas áreas, gradualmente, passou a executar reparações em, praticamente, todos os dispositivos electrónicos existentes no mercado: GPS, tablets, electrodomésticos, televisões, telefones, computadores, máquinas industriais, POS, sistemas de som, consolas de automação, máquinas de lavar roupa e loiça, UPS, Playstations, Xbox, entre outros.

"Os técnicos são formados por nós, pois temos uma política interna que garante que os nossos colaboradores são sempre os melhores. Temos pessoas que se especializaram em diferentes áreas e que, depois, partilham o conhecimento com os colegas. Isto porque as escolas e as universidades não ensinam coisas básicas como soldar em componentes electrónicos. Como tal, gastamos uma parte importante do orçamento anual, apenas em formação e em microcolóquios."

 

Reballing
Reparações por microsolda 

Uma das principais avarias, e talvez a mais comum em computadores portáteis, é a provocada pelo sobreaquecimento do equipamento. Esta acontece porque o sistema de refrigeração do computador, - as ventoinhas e os dissipadores que arrefecem os sistemas cruciais de processamento -, deixam de funcionar.

Se o arrefecimento deixar de operar correctamente, a temperatura pode chegar aos 130º C, obrigando a solda existente debaixo dos processadores, a fundir-se. "Para solucionar a avaria, limpamos os chips e fazemos um processo de reballing, que consiste em substituir as esferas de solda na base dos processadores, por peças novas", explica o responsável da P-Telemóveis.

Agora, já sabe, os computadores portáveis não são para ser usados na cama e no sofá, porque aspiram as fibras têxteis e o sistema de arrefecimento deixa de funcionar. “Se isso acontecer, pode sempre contar com a P-Telemóveis para um orçamento grátis e fiel ao problema”, promete Luís Duarte.