Desporto

‘Ouro’ de Leiria a caminho dos Europeus de atletismo

11 ago 2022 14:58

Depois do título mundial, Auriol Dongmo vai lutar pela conquista europeia. Portugal conta com "a maior delegação de sempre"

Paulo Reis, treinador leiriense da Auriol Dongmo, acredita que a campeã mundial vai “lutar pela vitória”
Paulo Reis, treinador leiriense da Auriol Dongmo, acredita que a campeã mundial vai “lutar pela vitória”
Ricardo Graça/Arquivo
Evelise Veiga e a técnica leiriense Cátia Ferreira
Evelise Veiga e a técnica leiriense Cátia Ferreira
Ricardo Graça/Arquivo
Leiriense olímpica Irina Rodrigues
Leiriense olímpica Irina Rodrigues
Ricardo Graça/Arquivo
Tsanko Arnaudov, recordista nacional no lançamento do peso
Tsanko Arnaudov, recordista nacional no lançamento do peso
FPA
Hélder Santos e Joana Pontes vão estrear-se numa competição internacional sénior
Hélder Santos e Joana Pontes vão estrear-se numa competição internacional sénior
ADAL
Patrícia Carreira Gonçalves

“A caminho de Munique”: é desta forma que os ‘nossos’ atletas estão, a poucos dias do arranque dos Campeonatos Europeus de Atletismo.

A competição entra em ‘cena’ na próxima semana, de segunda-feira a domingo, na Alemanha, onde marcam presença os melhores da Europa e, claro, de Leiria.

Para a comitiva portuguesa, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) convocou “a maior delegação de sempre”, com 43 atletas e uma equipa técnica com 24 elementos.

Entre os escolhidos para representar o País segue, de Leiria, Irina Rodrigues (disco), Evelise Veiga (salto em comprimento) e Auriol Dongmo (peso), atletas do Sporting Clube de Portugal, e ainda Tsanko Arnaudov (peso), do Sport Lisboa e Benfica.

Auriol Dongmo vai “lutar pela vitória”

Além da treinadora leiriense Cátia Ferreira, a comitiva conta ainda com um técnico leiriense que, 20 anos depois, regressa a Munique para um europeu.

A marcar presença nesta prova pela sexta vez, Paulo Reis garante que “as expectativas são altas”.

Enquanto coordenador de atletismo do Sporting segue com a missão de acompanhar aquela que “provavelmente é a maior comitiva de sempre” do clube, mas também dois dos atletas que têm trazido várias medalhas para Leiria.

Técnico da campeã do mundo do lançamento do peso em pista coberta (Belgrado 2022), assume que “a expectativa da Auriol Dongmo passa por tentar vencer a prova”.

“Este Verão ainda não conseguiu materializar numa boa marca a condição em que está, porque está melhor do que os últimos resultados fazem crer que esteja, e acredito que agora no Europeu vá lutar pela vitória”, explica quem reconhece que “a parte psicológica” e “os altos e baixos” são normais no processo competitivo onde “o nível global subiu bastante”.

“Sabemos o que queremos fazer e o que temos de fazer (...) para acabar uma época que foi excelente: foi campeã do mundo, ganhou a Taça da Europa de Lançamentos e bateu o recorde de Portugal”, enaltece.

Relativamente a Tsanko Arnaudov, o treinador recorda que recentemente “foi 17.º no Campeonato do Mundo” e confidencia que o “objectivo do Europeu vai ser passar à final (passam 12 atletas) e depois tentar passar nos oito primeiros”.

“Se conseguir o primeiro objectivo é excelente, se ficar nos oito primeiros melhor ainda”, acrescenta.

Também treinada por si em Leiria e qualificada para os Europeus, Eliana Bandeira não vai comparecer à competição devido a lesão.

A estreia de Joana Pontes e Hélder Santos 

Além dos mundialistas que são de Leiria ou vivem em Leiria, Portugal vai contar com a estreia de dois jovens leirienses em competições internacionais seniores. 

Atletas do Leiria Marcha Atlética Clube, Joana Pontes, de 22 anos, vai competir nos 20 quilómetros marcha e Hélder Santos, de 26 anos, nos 35 quilómetros marcha. 

Da região, segue também Victor Zabumba, na equipa técnica. 

Este ano a selecção integra ainda, “pela primeira vez em masculinos, um saltador em altura (Gerson Baldé), um lançador de dardo (Leandro Ramos) e uma estafeta de 4x400 metros”, conclui a FPA no comunicado da convocatória publicado no website oficial.

Munique é palco, nos próximos dias, para os Campeonatos Europeus Multidesportivos, um dos principais eventos desportivos do ano, pelo que irá acolher os melhores praticantes europeus de Atletismo, Canoagem, Ciclismo (estrada, pista, BTT e BMX), Escalada, Ginástica Artística, Remo, Ténis de Mesa, Triatlo e Voleibol de Praia.