Sociedade

Ourém já destruiu mais de 600 ninhos de vespa asiática este ano

19 dez 2023 09:28

A destruição de ninhos é feita por técnicos habilitados com o apoio e orientação do Gabinete Técnico Florestal.

ourem-ja-destruiu-mais-de-600-ninhos-de-vespa-asiatica-este-ano
Recurso a armadilhas é uma das formas de combater a propagação da vespa asiática
Jacinto Silva Duro

No concelho de Ourém foram exterminados, este ano, 605 ninhos de vespa asiática, um número que representa um aumento face a 2022, durante o qual houve destruição de 448 ninhos. Os dados foram revelados pelo presidente da câmara, Luís Albuquerque, na última sessão de Assembleia Municipal, realizada na passada sexta-feira.

Na ocasião, o autarca destacou a importância do Gabinete Técnico e Florestal, cuja acção “se tem revelado decisiva no combate aos prejuízos causados da vespa asiática. “Só este ano, foram exterminados 605 ninhos de vespa asiática, na sequência de pedidos de ajuda que nos chegaram por parte de munícipes deste nosso concelho. É um número bem revelador da importância deste serviço”, afirmou Luís Albuquerque, que destacou o aumento “considerável” face ao ano passado, quando foram exterminados 448 ninhos de vespa asiática.

No site do município é pedido que a deteção ou a suspeita de existência de ninho de vespa velutina seja comunicada através do Gabinete Técnico Florestal, por telefone (249 549 069) o e-mail (gtf@mail-cm-ourem.pt ou https://servicos.ourem.pt/vespas/registos/alerta). As situações podem também ser comunicadas através do registo na plataforma STOPVespa (http://stopvespa.icnf.pt/) ou à junta de freguesia da zona de residência.

A autarquia explica ainda que a destruição de ninhos de vespa velutina é feita por técnicos habilitados com o apoio e orientação do Gabinete Técnico Floresta e pede que não se use armas de fogo ou que seja feita a destruição parcial do ninho, “pois espalha as vespas e vão dar origem a novos ninhos”.

Para mais informações sobre esta espécie pode consultar o site: http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/patrinatur/especies/n-indig/vespa-asiatica-vespa-velutina/plano-de-acao