Sociedade

Ourém entrega alimentação a idosos, sem-abrigo e alunos necessitados

8 abr 2020 16:49

Município vai também disponibilizar computadores a cerca de 270 alunos.

ourem-entrega-alimentacao-a-idosos-sem-abrigo-e-alunos-necessitados

Sem-abrigo, idosos necessitados e alunos desfavorecidos estão a receber refeições e cabazes da Câmara de Ourém, no âmbito das medidas de combate à pandemia da Covid-19. 


De acordo com o balanço apresentado pelo presidente da Autarquia, na reunião de executivo realizada na segunda-feira, já foram entregues 310 refeições a 31 alunos do concelho abrangidos pelo escalão A, sendo que este serviço tem sido também assegurado durante o período de interrupção escolar.


Em simultâneo, foram servidas 80 refeições a cidadãos sem-abrigo identificados no concelho e há 49 idosos referenciados pelo Município que têm recebido cabazes alimentares e apoio para disponibilização de medicação.


Entretanto, a distribuição de leite que estava prevista para os estabelecimentos de ensino foi reencaminhada para instituições de solidariedade social que acolhem jovens em regime de internato.


Num ponto da situação do plano de acção contra a pandemia, o presidente da Câmara de Ourém revelou que está criada uma bolsa de voluntários, “ainda informal”, envolvendo já 38 pessoas, na sua maioria funcionários do Município, que se disponibilizaram para apoiar nas necessidades identificadas.


A Autarquia procedeu ainda ao levantamento do número de alunos sem computador e sem internet, tendo sido identificados 250 alunos a primeira situação e 274 na segundo. Para colmatar essa lacuna, o Município já tinha, na segunda-feira 250 computadores disponíveis, faltando “24 para a cobertura ser completa. Em relação ao acesso à internet, o Município “aguarda indicações do Governo” para decidir como proceder.