Viver

Oud é o novo álbum de Ricardo Alves Pereira

20 dez 2023 15:00

Melodias que, segundo o autor, foram transcritas directamente dos manuscritos originais atribuídos ao rei Alfonso X (1221-1284)

oud-e-o-novo-album-de-ricardo-alves-pereira
O músico Ricardo Alves Pereira tem acumulado edições que pesquisam o ambiente medieval
António Filipe Casal

A intensa actividade de edição da Corda Sonora e do músico Ricardo Alves Pereira acaba de produzir mais uma novidade, com a chegada ao mercado do álbum Oud, divulgado como “a introdução perfeita à música medieval”.

Oud, de Ricardo Alves Pereira, gravado nos estúdios Corda Sonora, conta com mistura e masterização de Esin Yardimli Alves Pereira.

“É o mais leve, pacífico e esperançoso álbum da Corda Sonora”, pode ler-se no texto enviado à imprensa. A “colecção de arranjos de canções para oud solista” convida “o ouvinte a frequentar uma pousada medieval, protegido do inverno rigoroso, enquanto um bardo no canto toca a sua música”.

O álbum é composto por 14 melodias que, segundo a editora, foram “transcritas directamente dos manuscritos originais Códice de los músicos e Códice rico”, ambos atribuídos ao rei Alfonso X, o Sábio (1221-1284), agora apresentadas ao público através de arranjos da autoria de Ricardo Alves Pereira para oud turco, que, segundo o compositor e instrumentista, é “um parente próximo do alaúde medieval ibérico presente nas iluminuras dos manuscritos das Cantigas de Santa Maria”, o conjunto com mais de 400 canções em galego-português que os historiadores relacionam com Alfonso X.

“Elaborado com paixão e inspirado na mística Península Ibérica medieval, este álbum é um trabalho feito com amor”, é referido no comunicado da Corda Sonora. “Meticulosamente detalhado, promete ser uma experiência envolvente”.