Sociedade

Os 'papa-orçamentos participativos' de Leiria

29 set 2016 00:00

Há uma união de freguesias que em três edições do Orçamento Participativo da Câmara de Leiria já conseguiu aprovar cinco propostas.

os-papa-orcamentos-participativos-de-leiria-5116
Maria Anabela Silva

São o que se pode chamar de verdadeiros 'papa-orçamentos participativos'. Em três edições promovidas pela Câmara de Leiria, a população da União de Freguesias (UF) de Boa Vista e Santa Eufémia conseguiu aprovar cinco propostas, que representam investimentos na ordem dos 450 mil euros nas duas localidades. O segredo está na “mobilização das pessoas em prol sua terra”, afiança Mário Rodrigues, presidente da UF.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, na presente edição do Orçamento Participativo (OP) de Leiria, Boa Vista e Santa Eufémia conseguiram colocar dois projectos entre os três mais votados.

De Amor, veio a proposta com maior número de votos, que se traduzirá na requalificação do parque de merendas da freguesia. Em segundo lugar ficou a construção de dois campos de padel na Boa Vista e, em terceiro, a instalação de uma ludoteca em Santa Eufémia.

As três propostas representam um investimento total de 309 mil euros, absorvendo o montante que o município destinou ao OP de 2016/2017. Cada uma envolverá uma verba na ordem dos 103 mil euros.

No ano passado, as duas propostas mais votadas do OP implicaram também investimentos na UF de Boa Vista e Santa Eufémia: a requalificação da estrada entre Vale Garcia e Santa Eufémia e a construção de passeios em Alqueidão. Já no primeiro ano, entre as propostas vencedoras esteve a criação de um relvado sintético na Boa Vista.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.

EVENTOS