Viver

Os monstros em cerâmica de Carlos Manuel Gonçalves chegam a Leiria

24 mar 2024 17:42

A exposição “Com-Tradição” inaugura no Teatro José Lúcio da Silva com uma performance musical em que será utilizada olaria da Bajouca

os-monstros-em-ceramica-de-carlos-manuel-goncalves-chegam-a-leiria
Uma das peças que deverá ser incluída no TJLS
Portugal Manual / Carlos Manuel Gonçalves

Depois da pandemia, o produtor de teatro Carlos Manuel Gonçalves transformou-se, gradualmente, no ceramista Carlos Manuel Gonçalves.

O sucesso da primeira colecção, que lançou em 2021, antecedeu outros momentos importantes, como a participação na Semana de Design de Veneza, em Outubro de 2022.

Na próxima quinta-feira, 28 de Março, Carlos Manuel Gonçalves inaugura em Leiria a exposição Com-Tradição, em que reúne alguns dos monstros com que tem vindo a conquistar espaço enquanto criador – coloridos, divertidos e nada ameaçadores.

A inauguração está agendada para as 17 horas no Teatro José Lúcio da Silva e inclui uma performance musical do percussionista António Casal que utilizará peças de olaria da Bajouca.

Sobre os trabalhos de Carlos Manuel Gonçalves, escreve o humorista Hugo van der Ding, citado na nota divulgada na agenda do município de Leiria: “Talvez sejam um bestiário de espíritos como o do Carlos, também cheio de bichos e monstros e criaturas de bigodes e bicos, de patas e braços e olhos que nos olham irónicos e desafiantes. Ao mesmo tempo infantis e afinal tão velhos quanto o mundo. Daqui a sete mil anos, quando acharem um dos bonecos do Carlos, que verão? Biberões? Ou um bicho sarcástico que sussurra: abre os olhos?”

A exposição Com-Tradição fica patente no átrio do Teatro José Lúcio da Silva até 29 de Abril e pode ser visitada diariamente entre as 18 e as 22 horas.

A entrada é livre.

Ainda na quinta-feira, a sala de espectáculos recebe, no contexto do 42.º Festival Música em Leiria, o concerto do estágio de Páscoa da Orquestra de Sopros de Leiria, com direcção de André Granjo e início às 21:30 horas.