Saúde

Ortorexia: quando comer bem faz mal

10 abr 2016 00:00

7.º Encontro do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Leiria

ortorexia-quando-comer-bem-faz-mal-3649

Ainda não está classificada como doença, mas a ortorexia é um distúrbio mental que se caracteriza pela obsessão de uma alimentação saudável. Ana Batista, médica interna de psiquiatria, explicou que estas pessoas “são muito restritivas em relação à sua alimentação”. Seleccionam muito bem tudo o que ingerem e é “impensável” comer alimentos com gordura, açúcar, corantes, pesticidas ou geneticamente modificados, exemplificou.

No âmbito do 7.º Encontro do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Leiria, Ana Batista adiantou que estas pessoas “passam muito tempo a pensar na comida” e têm “muito cuidado na preparação dos alimentos”. Por causa desta “restrição à alimentação, isolam-se porque preferem ser elas a confeccionar os alimentos e saberem o que estão a comer”.

Segundo a psiquiatra, quem sofre deste problema considera-se “superior” aos outros, por “conseguir controlar- se e garantir uma dieta rígida”. Ana Batista alertou, no entanto, que este tipo de dietas pode restringir o consumo de nutrientes essenciais, provocando uma má nutrição e até pode levar à morte.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo