Desporto

Orgulho de treinar o melhor tuga na liga dos campeões da porrada

29 jan 2021 13:45

O treinador Joel da Cruz acaba de chegar de Singapura, onde Bruno Susano fez o primeiro combate para a One, que muitos consideram a melhor organização de artes marciais do mundo

orgulho-de-treinar-o-melhor-tuga-na-liga-dos-campeoes-da-porrada
Joel da Cruz, fotografado no ginásio da DWF, no centro comercial Lumar (Marinha Grande)
Ricardo Graça

Só há dois portugueses na One Championship e um deles treina na Marinha Grande, orientado por Joel da Cruz. O treinador e o atleta, Bruno Susano, acabam de se estrear na organização que muitos consideram a liga dos campeões das artes marciais, com mais de 26 milhões de seguidores no Facebook. É o momento mais alto da carreira para ambos.

Bruno Susano, que reside no distrito de Aveiro, de onde é natural, treinava, até ao início do confinamento, três vezes por semana na Marinha Grande, nas instalações da equipa Dinamite Warriors Factory.

Em Singapura, no evento One: Unbreakable, combateu contra o peso-pesado Rade Opacic, duas categorias acima. A diferença vê-se nos números: 23 anos, 120 quilos e dois metros de altura do sérvio contra 37 anos e 1 metro e 90 do português, que, habitualmente, joga na categoria de peso meio pesado, ou seja, até 93 quilos.

Nestas circuntâncias, mas, também, porque a viagem para a Ásia ficou decidida com apenas 10 dias de antecedência, com o objectivo de substituir um competidor infectado pelo novo coronavírus, logo, com menos tempo para treino físico e técnico e para estudar o adversário, a estratégia desenhada por Joel da Cruz procurou aproveitar a vantagem de Bruno Susano, mais rápido no ringue, através do chamado stick and move.

“Bater e mexer, devido à diferença de massa e de tamanho de um para o outro”, explica Joel da Cruz. “Mesmo assim, o Susano fez um primeiro assalto de luxo. Depois, instalou-se o cansaço”.

Derrotado por Rade Opacic na semana passada, Bruno Susano traz a experiência que lhe vai ser útil até ao final do contrato com a One Championship (assinou por 24 meses ou seis combates).

Joel da Cruz destaca “a emoção” e “a grandiosidade” do universo One, o “segundo mais visto do mundo a seguir ao UFC”. E que traça uma fronteira: “Ali é liga dos campeões. Tens de estar no topo do teu jogo, seja quem for o adversário”.

Às vezes, “dá vontade de saltar lá para cima”, mas, ao treinador, pede-se sangue frio e voz de comando para que o atleta “siga a estratégia e a táctica definida”, além da capacidade para, no momento, “ir analisando e adaptando” a resposta ao rumo dos acontecimentos, com “soluções para dar a volta ao resultado”.

No ginásio da associação Dinamite Warriors Factory, localizado na cave do centro comercial Lumar, há quase 200 praticantes de muay thai, kickboxing, capoeira, taekwondo e sport kendo, dos quais mais de 60 nas modalidades de muay thai e kickboxing.

Momento do combate entre Opacic e Bruno Susano, transmitido em directo

Aos 37 anos, Bruno Susano não podia estar mais motivado. Diz ao JORNAL DE LEIRIA que entra na One para dar tudo por tudo e ganhar o título. “Para mostrar quem sou e tomar conta da minha categoria”, assegura. “Nunca ninguém da minha idade em Portugal conseguiu chegar onde eu cheguei. É agora ou nunca”.

A determinação inspira-se no sentimento de realização. “Assinei contrato com a maior e melhor organização de desportos de combate do mundo. É o sonho de qualquer atleta chegar aqui”. Perante “o maior desafio” da carreira, Bruno Susano não treme. “Se morrer no ringue, morro feliz”. Nem o ambiente à volta tem o poder de intimidar o melhor português da actualidade, que já conta com 118 confrontos no currículo, um deles perante 19 mil espectadores.

A parceria com Joel da Cruz, iniciada há dois anos, está para continuar. Têm ambos formação de elite nas forças armadas portuguesas, ou seja, mentalidades semelhantes. “Ele é comando, eu sou ranger, pensamos de forma similar”, explica. “Disciplina, metodologia de trabalho e rigor”.

O vídeo do combate com Rade Opacic – transmitido em directo – já foi visto por mais de 55 mil pessoas no YouTube. Mas a aventura está só a começar.