Sociedade

Orfeão e SAMP em risco de perder 80% das vagas do ensino artístico

13 ago 2020 09:00

A lista provisória do concurso para o financiamento do ensino artístico, publicada esta terça-feira, está a gerar um coro de críticas na região. A maioria das instituições corre o risco de perder mais de 50% do número de alunos a financiar pelo Estado.

orfeao-e-samp-em-risco-de-perder-80percent-das-vagas-do-ensino-artistico
Cortes previstos no financiamento do ensino artístico articulado está a preocupar conservatórios e escolas de artes
Ricardo Graça/Arquivo
Maria Anabela Silva

A lista provisória do concurso para o financiamento do ensino artístico especializado, publicada esta terça-feira, está a gerar um coro de críticas na região. A maioria das instituições que assegura este tipo de ensino corre o risco de perder mais de 50% do número de alunos a financiar pelo Estado.

No Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA) e na Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) a diminuição pode chegar aos 80%. A expectativa é que, no âmbito do concurso intercalar entretanto anunciado pelo Governo, ainda sem data de abertura, possa haver alguns ajustes.

“É uma machadada completa no ensino artístico”, afirma Vítor Lourenço, presidente da Direcção do OLCA, adiantando que a instituição já apresentou contestação junto do Ministério da Educação e da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEestE).

O dirigente fala de “um corte brutal” - de 70 para 14 vagas para o início de ciclo do ensino articulado -, que, no seu entender, revela “desprezo pelos familiares e alunos que optam” por este ensino e vai “pôr em causa a sustentabilidade das instituições”.

As mesmas preocupações são partilhadas por Hugo Alves, presidente da SAMP, que teme pelo futuro da valência de ensino articulado na instituição. “É um absurdo iniciar um ciclo com cinco alunos. Tínhamos 26, uma turma”, diz, frisando que, mesmo que o curso adicional duplique o número de vagas da SAMP, ficará “muito aquém do necessário”. “É a sustentabilidade das escolas que está em causa, mas também as expectativas de uma comunidade que deposita confiança neste tipo de ensino”, alega.

No concelho de Leiria, o Instituto de Jovens Músicos (Caranguejeira), aparece, pela primeira vez, na lista de entidades com contrato de patrocínio, mas apenas com um aluno, situação similar à da

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ