Sociedade

Ordem debate psicologia no SNS num seminário em Pombal

3 abr 2024 16:41

Encontro realiza-se no próximo sábado, 6 de Abril, no Teatro Cine de Pombal

ordem-debate-psicologia-no-sns-num-seminario-em-pombal
Teatro Cine de Pombal recebe o III Seminário Intervenção, Crise, Catástrofe e Emergência
Ricardo Graça/Arquivo

A psicologia nos serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS) será um dos temas em discussão na terceira edição do Seminário Intervenção, Crise, Catástrofe e Emergência, organizado pela delegação regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, no sábado, dia 6, no Teatro-Cine de Pombal.

 

A psicóloga Renata Benavente irá abordar o primeiro tema, pelas 10:15 horas, que irá pôr a reflectir os presentes sobre A Psicologia nos Serviços de Urgência do SNS: Uma realidade Possível?.

Em seguida, Eduardo Carqueja, director do serviço de psicologia do Centro Hospitalar de São João do Porto, e Raul Manarte, dos Médicos Sem Fronteiras, irão falar sobre Intervenção em Crise em Múltiplos Contextos.

Pelas 14:45 horas, Mafalda Esteves, do Gabinete de Saúde Mental do Serviço Jesuíta aos Refugiados, e Sílvia Almeida, da InPulsar - Associação para o Desenvolvimento Comunitário conversam sobre a segunda parte da Intervenção em Crise em Múltiplos Contextos.

Cuidados Psicológicos: Intervenção em Situações de Trauma será o tema debatido por Rafaela Lopes, do Centro de Saúde de Celas, em Coimbra

Na sexta-feira, dia 5 de Abril, entre as 18 e as 21 horas irá decorrer o workshop de Organização de Teatros de Operações, por Bruno Vaz, coordenador nacional das equipas de apoio psicossocial da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, exclusivo para Psicólogos da Bolsa de Intervenção Psicológica em Situação Catástrofe da Ordem dos Psicólogos.