Sociedade

Orçamento Participativo 2022 arranca no Bombarral

1 abr 2022 13:36

Valor máximo para projectos “prioritários” é de 50 mil euros

orcamento-participativo-2022-arranca-no-bombarral
Munícipes com idades iguais ou superiores a 18 podem apresentar propostas
Jornal de Leiria/Arquivo

Começa hoje o período de apresentação de propostas da terceira edição do Orçamento Participativo do Bombarral, cujo objectivo é “fomentar a participação e o envolvimento cívico dos […] munícipes”.

Numa nota de imprensa, o município anuncia que, através desta medida, os cidadãos com 18 ou mais anos podem “apresentar os seus contributos para a melhoria do concelho”, com a autarquia a atribuir “um valor máximo de 50 mil euros para financiar os projectos que venham a ser elegidos como prioritários”.

“A apresentação de propostas pode ser efectuada a nível individual, tendo esta tipologia uma verba alocada de 40 mil euros”, anuncia o município, dando também a possibilidade de serem apresentadas “por representantes de associações, sendo neste caso disponibilizada uma verba de dez mil euros”.

A autarquia alerta que “propostas devem inserir-se no quadro das atribuições próprias do município e das que lhe tenham sido delegadas”, dando correspondência a “intervenções físicas em infra-estruturas, pequenos equipamentos, serviços, programas e eventos”.

“Devem igualmente ser específicas, bem delimitadas na sua execução e no seu território, para uma análise e orçamentação concreta”, sendo aberta a possibilidade de serem “apresentadas com anexos que facilitem a análise, como fotografias, mapas ou plantas de localização”.

O prazo para entrega de propostas decorre até 16 de Maio, devendo ser apresentadas, através do preenchimento de formulário próprio no portal do município. O registo pode ser feito neste site ou na secção de atendimento ao público da câmara municipal, entre as 9 e as 16 horas.