Sociedade

Operação 'Sem chumbo' inspeccionou carreira de tiro

23 mai 2019 00:00

JORNAL DE LEIRIA acompanhou acção da PSP.

Foto: Ricardo Graça
Foto: Elisabete Cruz
Foto: Elisabete Cruz
Foto: Elisabete Cruz
Foto: Elisabete Cruz
Foto: Elisabete Cruz
Foto: Elisabete Cruz
Foto: Elisabete Cruz
Foto: Elisabete Cruz
Foto: Elisabete Cruz

A PSP desenvolveu a operação Sem Chumbo, promovendo fiscalizações em locais de prática desportiva com armas de fogo de onde resulta a produção de resíduos nos distritos de Aveiro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal, através dos Núcleos de Armas e Explosivos (NAE) e das Brigadas de Protecção Ambiental (BriPA) das respectivas unidades territoriais, entre 13 e 19 de Maio.

O JORNAL DE LEIRIA acompanhou três agentes do Comando da PSP de Leiria na inspecção à carreira de tiro, do Clube Desportivo Campos do Lis, em Gândara dos Olivais, freguesia de Marrazes.

O objectivo da operação era verificar o “cumprimento legal das várias normas que regulam o funcionamento dos campos de tiro”, bem como detectar se estava a ser posta em prática a “legislação ambiental, nomeadamente a verificação de sistemas de isolamento ou protecção dos solos e dos recursos hídricos”, protegendo-os da contaminação com metais provenientes dos disparos, que inclui a recolha dos projécteis resultantes dos disparos das armas utilizadas e a limpeza dos solos em toda a área de segurança.

Manuel Jorge, presidente do clube, abriu as portas sem medo aos agentes. “Estou disponível para tudo o que precisarem. Ajudem-nos a melhorar o que for necessário.” Foi com estas palavras que o responsável encaminhou os agentes para uma sala, onde foram consultados vários documentos relacionados com a actividade.

Com a mesma postura, sobretudo, no sentido de informar e sensibilizar “numa actuação pro-activa”, a PSP foi dando conhecimento das normas e obrigações adequadas ao funcionamento de uma carreira de tiro. Nas mãos dos agentes estava também uma denúncia anónima sobre uma possível contaminação de solos, por alegadamente terem sido enterrados materiais com chumbo.

PSP deixou ‘dicas’

“Para nós a segurança é fundamental. Em termos ambientais, temos todos os cuidados. Esteve aqui uma retro-

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ