Viver

Onze prémios para filmes realizados por crianças, jovens e seniores

3 jun 2022 11:06

Gentes e Lugares distinguiu filmes sobre o património e as pessoas especiais do território da Rede Cultura

onze-premios-para-filmes-realizados-por-criancas-jovens-e-seniores

Após três fases de selecção, o Gentes e Lugares elegeu 31 filmes finalistas e na quarta-feira, 1 de Junho, foram anunciados os vencedores, durante a gala realizada no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

O desafio: com o telemóvel, produzir um filme de três minutos, no máximo, sobre as pessoas que nos inspiram na escola, na rua ou no bairro, os lugares de que essas pessoas gostam ou a música que nos apaixona.

O concurso proporciona a documentação do território da Rede Cultura (constituído por 26 municípios) e destaca lugares e pessoas especiais, como a Ti Maria do Vale, de Leiria, a Cremilde das Lapas, de Torres Novas ou a Maria dos Anjos, de Valado de Frades, refere a nota de divulgação.

Este ano, o júri premiou o Instituto Educativo do Juncal, de Porto de Mós, no primeiro e no segundo escalão, a aluna Eva Silva do 6º E da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, da Nazaré, no terceiro escalão, o curso profissional de Acção Educativa da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, de Leiria, no quarto escalão; o aluno Delano Valentim da licenciatura em Cinema Documental do Instituto Politécnico de Tomar, no quinto escalão, e a Academia Sénior de Alcanena no sexto escalão.

Os jurados do Gentes e Lugares 2022 foram Álvaro Romão, Tomás Baltazar e Pedro Neves.

Já entre os filmes favoritos do público encontra-se o Instituto Educativo do Juncal no segundo escalão, a turma 9º C da Escola Básica Dr. Correia Alexandre, de Leiria, no terceiro escalão; o curso de Mecatrónica do Instituto Educativo do Juncal no quarto escalão, o primeiro de ano do Tesp em Intervenção Sociocultural e Desportiva da ESECS, do Politécnico de Leiria, no quinto escalão, e a Universidade Sénior do Cadaval no sexto escalão.

Participaram alunos do pré-escolar, primeiro, segundo e terceiro ciclos, ensino secundário, ensino superior e universidades seniores. Nesta edição, pela primeira vez, estiveram envolvidos seniores e estudantes do ensino superior, em dois novos escalões de premiação.

O Gentes e Lugares é um concurso aberto a autores a partir dos três anos de idade e tem como primeiro grande objectivo envolver a escola, na sua globalidade, na divulgação de pessoas e lugares que marcam o território dos 26 municípios da Rede Cultura.