Viver

Ondas de Liberdade: teatro lembra como a rádio ajudou a concretizar o 25 de Abril

20 abr 2023 14:00

Primeira apresentação acontece hoje no concelho de Porto de Mós e tem como palco um camião do Exército

ondas-de-liberdade-teatro-lembra-como-a-radio-ajudou-a-concretizar-o-25-de-abril
A versão integral de Ondas de Liberdade vai ser apresentada em 2024
DR

De hoje até à próxima terça-feira, 10 freguesias do concelho de Porto de Mós vão assistir da primeira fila à encenação dos encontros dos militares Costa Martins e Otelo Saraiva de Carvalho com o locutor João Paulo Diniz, que em 1974 trabalhava nas estações do Rádio Clube Português e Emissores Associados de Lisboa, onde viria a lançar a primeira senha do 25 de Abril.

A produção é do Leirena Teatro e constitui o primeiro episódio do espectáculo Ondas de Liberdade, com estreia agendada para 2024, quando se assinalar meio século da chamada Revolução dos Cravos.

A versão integral de Ondas de Liberdade, a apresentar no próximo ano, em Porto de Mós, vai destacar o papel das estações de rádio no decurso do 25 de Abril, com quatro camiões militares a contribuírem para cenografia em que estarão representadas a Emissora Nacional, o Rádio Clube Português, os Emissores Associados de Lisboa e a Rádio Renascença.

No entanto, já este ano, na Primeira Estação de Ondas de Liberdade, que começa a circular hoje, dia 20, e prossegue até à próxima terça-feira, 25 de Abril, são dados a conhecer os acontecimentos que conduziram à transmissão da primeira senha, a canção “E Depois do Adeus”, cantada por Paulo de Carvalho.

Um Unimog 4x4 do Exército serve de palco ao Leirena Teatro, que tem o município, o Regimento de Artilharia n.º4 e a Associação 25 de Abril como co-produtores e parceiros.

Arrimal e Mendiga, Serro Ventoso, Mira de Aire, Alcaria e Alvados, Pedreiras, Juncal, São Bento, Calvaria, Alqueidão da Serra e Porto de Mós são as 10 freguesias no roteiro.

A Praça dos Combatentes, junto à Lagoa Pequena, no Arrimal, recebe, nesta quinta-feira, 20 de Abril, às 21:30 horas, a primeira apresentação.