Sociedade

Onda de solidariedade na região para ajudar ucranianos

3 mar 2022 13:13

Ana e Pedro já estão a caminho para levar medicamentos. De Leiria, está prestes a sair o primeiro camião com ajuda humanitária para a Ucrânia. Batalha e Pombal já enviaram seis camiões com ajuda.

onda-de-solidariedade-na-regiao-para-ajudar-ucranianos
Leiria instalou centro logístico no estádio, que está a ser assegurado por voluntários
Ricardo Graça

O primeiro camião de Leiria com ajuda da campanha solidária SOS Ucrânia organizada pelo Município com a comunidade ucraniana em Leiria está prestes a sair do Estádio Magalhães Pessoa com destino à fronteira entre a Ucrânia e a Hungria. Vai carregado com 20 toneladas e o equivalente a 65 paletes. Bens doados por particulares e empresas nos últimos dias. Destina-se a uma associação ucraniana para apoio aos refugiados.

Já esta quarta-feira saiu uma carrinha com medicamentos, também angariados através da campanha de Leiria. A conduzi-la estão Ana Ferreira e Pedro Almeida. 

Tocado, “como todos”, pelas imagens e notícias “dramáticas” vindas da Ucrânia, o casal decidiu fazer-se ao caminho e integra a caravana de 23 carrinhas, organizada espontaneamente por amigos, que partiu de Portugal com ajuda humanitária rumo às fronteiras da Ucrânia.

No regresso, a carrinha de Pedro e Ana irá trazer bagagem de refugiados que virão nas restantes viaturas. “Há condições para trazermos 150 pessoas - há um autocarro -, que são identificadas pela embaixada”, revela Ana, explicando que foi a vontade de ajudar “de alguma forma” que os fez partir.

Ana e Pedro, “os únicos leirienses” na caravana, são dois dos rostos de uma onda de solidariedade que se gerou na região para ajudar o povo ucraniano. Em poucos dias, multiplicaram-se os pontos de recolha de bens e há já camiões carregados com medicamentos, comida, roupa e produtos de higiene a caminho. Em vários municípios, prepara-se também alojamento de emergência.

Em Leiria, o piso térreo do estádio municipal foi transformado em centro logístico assegurado por “centenas” de voluntários, que vão organizando os bens recolhidos, também nas juntas de freguesia e nos quartéis de bombeiros do concelho.

Até ao final do dia de ontem, já tinham sido recolhidas 90 toneladas, incluindo "seis paletes com medicamentos, 18 com produtos de higiene,
nove de alimentos, uma de água, três de acessórios, 20 de roupa de cama, 28 de vestuário e cinco de calçado. "Devido ao elevado volume de roupa entregue, solicitamos que não sejam efetuadas mais entregas destes artigos", esclarece uma nota da Câmara de Leiria.

“A onda de solidariedade tem sido inspiradora”, afirma a vereadora da Acção Social, Ana Valentim, referindo ainda a criação de uma linha telefónica, através da qual “são sinalizadas situações de pessoas que pretendem sair da Ucrânia para vir residir com os seus familiares em Leiria”. Para já, há “menos de uma dezena” de casos identificados, sendo que, nesta matéria, o município articula com o Alto Comissariado para as Migrações.

Batalha e Pombal enviam seis camiões

Na Batalha, a recolha de apoio está a ser dinamizada pela comunidade ortodoxa ucraniana, com o apoio da paróquia, que disponibilizou o centro paroquial para a entrega da ajuda. Até ao fecho desta edição, tinham sido angariadas 36 toneladas de bens, alguns vindos de Porto de Mós (recolhidos nas juntas e bombeiros), e enviados três camiões com roupas, alimentos, produtos de higiene e medicamentos.

De Pombal saíram, desde segunda-feira, três camiões TIR, com medicamentos, roupas e bens de primeira necessidade, anunciou hoje Pedro Pimpão, presidente da autarquia, adiantando que continuam a ser recolhidos mais bens no antigo quartel dos bombeiros da cidade. Os camiões são o contributo de José Pascoal, natural de Pombal e proprietário dos Transportes TMP.

Em Alcobaça, a campanha promovida pela câmara decorre até ao próximo dia 8. O objectivo é juntar bens de longa duração, que serão enviados para a cidade-gémea polaca de Belchatów, com a qual o município tem um acordo de geminação, e posteriormente distribuídos à população ucraniana. Os bens podem ser entregues nas juntas de freguesia, bombeiros, agrupamentos de escolas, Externato Cooperativo da Benedita e escola agrícola de Alcobaça (EPADRC).

Na Marinha Grande, foram já recolhidos bens suficientes para encher um camião, que serão encaminhados para a campanha de Leiria ou Batalha. O município tem também disponível uma linha de apoio a residentes ucranianos com ajuda psicossocial (244573000 | 931123251).

Ourém prepara acolhimento a família

Em Ourém, onde a câmara tem disponível uma linha de ajuda (917 260 648) destinada à comunidade ucraniana, para apoio psicológico, social ou de alojamento de familiares, o município esta já a preparar o acolhimento de uma família ucraniana de cinco pessoas. Foram ainda criados dois pontos de recolha de bens (centro comunitário de Ourém e mercado de Fátima) .

Confraria garante alojamento para 30 pessoas

A Confraria de Nossa Senhora da Nazaré disponibiliza três apartamentos e um centro de acolhimento temporário aos refugiados, com capacidade para alojar cerca de 30 pessoas. E, enquanto muitos destes cidadãos permanecem em zonas de fronteira com a Ucrânia, a instituição está a organizar uma campanha, em Alcobaça e Nazaré, para angariar e enviar bens de primeira necessidade.

Na terça-feira, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, revelou que Portugal já identificou capacidade para o alojamento de 1.245 pessoas que estejam deslocadas da Ucrânia. Esse número deverá crescer nos próximos dias, dado que há muitas instituições a fazer esse levantamento, como é o caso dos municípios de Leiria, Marinha Grande e Pombal.

Equipa da Movicortes entrega bens na Ucrânia e traz refugiados

Também o Grupo Movicortes, proprietário do JORNAL DE LEIRIA, entrou na campanha solidária organizada pelo Município de Leiria e pela comunidade ucraniana no concelho. Por um lado, com recolha de bens, por outro, no acompanhamento pelo JORNAL DE LEIRIA do camião que vai sair do estádio municipal com destino à fronteira entre a Ucrânia e a Hungria, carregado com donativos.

Um veículo da Movicortes vai transportar alguns dos artigos doados e, no regresso, vai trazer alguns refugiados da guerra, que já estão identificados. Na caravana de Leiria seguem medicamentos, roupa térmica, artigos de higiene, acessórios electrónicos e alimentos não perecíveis, angariados ao longo dos últimos dias. 

 

Bens pedidos
Medicamentos: kits de primeiros-socorros, ligaduras, pensos, soro fisiológico, betadine, seringas, luvas 
Acessórios: lanternas, powerbanks, pilhas, rádios 
Alimentos não perecíveis: leite em pó, papas, massas, sopas instantâneas, conservas, enlatados, bolachas, snacks e outros alimentos de longa duração
Roupa térmica:mantas, cobertores, sacos-cama, vestuário l Artigos de higiene (incluindo fraldas para crianças)