Viver

Omnichord Records premiada na Europa

7 jun 2016 00:00

Editora de Leiria entre as 15 novas labels mais inspiradoras. Prémio entregue em Cannes.

omnichord-records-premiada-na-europa-4286

O prémio 5 Under 15, entregue pela associação Impala, premiou uma única editora independente em Portugal: a Omnichord Records, de Leiria, que figura assim entre as novas labels mais interessantes e inspiradoras na Europa, na opinião do júri.

O galardão Young Label Spotlight foi entregue em Cannes, no fim-de-semana passado, durante o evento Midem, à editora fundada há quatro anos por Hugo Ferreira (na foto) e João Santos.

Ao comemorar o seu 15º aniversário, a maior associação de música independente da Europa, a Impala, nomeou, ao longo de três meses, cinco editoras por mês, uma iniciativa pioneira para, como a própria Impala justifica, "reconhecer as jovens editoras europeias mais inspiradoras".

Desse lote, onde estão a espanhola Canada Editorial (El Guincho, Mujeres ou Punsetes), a alemã Monkeytown Records (que lança, entre outros Moderat, Mouse On Mars ou Omar Souleyman), a editora de musica electrónica holandesa Armada Music ou a belga Eskimo Recordins (onde militam os Chromeo, por exemplo), foram escolhidas quatro para o Midem, em França. Incluindo a Ommnichord Records, que aproveitou para apresentar experiências e expectativas (video da conferência aqui).

Na opinião de Hugo Ferreira, esta distinção pela Impala não traz nada, de forma directa, à editora leiriense, mas, "pode abrir algumas portas", tanto "lá fora como cá dentro". Certo é que será necessário "continuar a trabalhar" em prol da música leiriense. De resto, o júri valorizou "a especificidade da editora", por ser local e cobrir "muitos géneros diferentes", acredita Hugo Ferreira.

Iniciada em 2012 com a estreia em disco dos Nice Weather For Ducks, a Omnichord Records tem editado e representado projectos musicais da região de Leiria como First Breath After Coma, Nice Weather For Ducks, Les Crazy Coconuts, André Barros, Surma, Whales, Twin Transisitors, Few Fingers, Born A Lion, Bússola e The Allstar Project.

Nos últimos dois meses editou três discos ( "Love Is You And Me Under The Night Sky" para os Nice Weather For Ducks, "Drifter" para os First Breath After Coma e "Sun Of Wolves" para os Twin Transistors) e ainda estreou singles para dois nomes acabados de chegar ao mercado (Surma e Whales).