Sociedade

Oikos contesta limpeza “drástica” de margens em Leiria e Amor

11 fev 2022 09:06

Associação ambientalista adverte para riscos da intervenção "errada" feita nas margens do rio Lis na cidade e na ribeira de Amor.

oikos-contesta-limpeza-drastica-de-margens-em-leiria-e-amor
Câmara garante que árvore colocada no leito da ribeira de Amor será retirada
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Uma intervenção “completamente errada”, feita “à revelia” das boas práticas, com a limpeza “drástica” de margens, é como a associação ambientalista Oikos classifica a intervenção feita na ribeira de amor e no rio Lis entre as pontes dos Caniços e Hintze Ribeiro, em Leiria.

No caso dos trabalhos feitos no troço citadino do Lis, a Oikos considera que se trata de uma intervenção que “numa perspectiva técnica e ecológica, não se devem realizar", pelos impactos na vegetação e na margem.

A agravar a situação está o de os trabalhos terem sido realizados “num momento em que a maioria das aves nidificantes naquele habitat iria começar a preparar os respectivos ninhos, garantindo a diversidade biológica em espaço urbano”, denuncia a associação.

A Oikos chama ainda a ainda a atenção para o facto de a intervenção “contribuir para a abertura daquelas áreas à proliferação de espécies vegetais invasoras que ali já existem e são indesejáveis” e por potenciar “o risco de erosão das margens”.

“Em suma, entre outros, em resultado desta intervenção tecnicamente mal efetuada, correm-se vários riscos imediatos”, denuncia a associação, frisando que “para lá de um “simples” corte radical, há muito mais implicações”.

Erros na ribeira de Amor

Também a recente intervenção feita pela Câmara de Leiria na ribeira de Amor é contestada pela Oikos. Ao JORNAL DE LEIRIA, Mário Oliveira fala de uma intervenção “co

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ