Sociedade

OCDE abre porta aos doutoramentos no Politécnico de Leiria

25 fev 2018 00:00

Região ganha com atribuição de grau superior

ocde-abre-porta-aos-doutoramentos-no-politecnico-de-leiria-8192

"O Politécnico de Leiria tem aqui uma oportunidade para elevar o seu patamar de qualidade científica. Poderá melhorar o seu nível de investigação e inovação e adequá-lo melhor à região e às necessidades das suas empresas e das suas instituições.” As palavras são de Nuno Mangas, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, que vê, finalmente, uma porta aberta para ganhar uma luta que a instituição lidera há vários anos.

O Governo aprovou, no último Conselho de Ministros, a alteração do regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, que, entre outras medidas, irá permitir que os institutos politécnicos possam atribuir o grau de doutoramento, competência até agora restrita às universidades.

A proposta surge na sequência do relatório de avaliação efectuado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) ao Sistema de Ensino Superior, Investigação e Inovação em Portugal.

O responsável destaca que “as maiores vantagens” desta medida “serão sobretudo para a região, para as pessoas e para as empresas”. “Promover os doutoramentos em empresa, contribuir para a sua capacidade inovadora e promover a sua competitividade serão a grande mais-valia de todo este processo”, garante Nuno Mangas.

O processo de avaliação das unidades de investigação levado a cabo pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do qual o Politécnico de Leiria está envolvido em 15 unidades de investigação, está a decorrer. “Face ao trabalho que está a ser desenvolvido e aos resultados das últimas avaliações, o Politécnico de Leiria tem expectativas legítimas de vir a ter bons resultados no âmbito deste processo de avaliação”, refere Nuno Mangas.

 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
SAIBA COMO