Sociedade

Obras no mercado de Leiria vão custar mais 300 mil euros

30 mar 2021 17:57

Já em Novembro tinham sido aprovados outros trabalhos complementares no valor de 440 mil euros (acrescidos de IVA).

obras-no-mercado-de-leiria-vao-custar-mais-300-mil-euros
Obras de requalificação do mercado foram adjudicadas por 3,5 milhões de euros (mais IVA), tendo sido necessários trabalhos complementares
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

As obras de requalificação do Mercado Municipal de Leiria irão, no final, custar mais de 800 mil euros do que o inicialmente previsto (3,5 milhões euros, acrescidos de IVA).

Depois de em Novembro último ter sido identificada a necessidade de reforçar a estrutura da cave do edifício onde, durante anos, funcionou o mercado do peixe, foi agora detectado serem precisos trabalhos adicionais, nomeadamente para travar a degradação das armaduras e reforçar o enchimento da laje do piso 0.

Aos 440 mil euros (mais IVA) de trabalhos a mais aprovados em Novembro, somam-se agora cerca de 260 mil (acrescidos de IVA).

Este novo pacote de trabalhos adicionais foi aprovado esta tarde, em reunião de Câmara, com o voto contra dos vereadores do PSD, que teceram fortes críticas ao que considera “falta de planeamento” da autarquia.

Os sociais-democratas questionaram o facto de a intervenção agora proposta não ter sido detectada aquando da avaliação feita já no decorrer da obra à estrutura do edifício e que deram origem aos primeiros trabalhos complementares.

O vereador das Obras, Ricardo Santos, explicou que, após essa análise, continuaram a ser feitas “picagens” que identificaram que “havia alguma degradação das armaduras”.

“Podíamos prorrogar intervenção nas armaduras, por três, quatro ou cinco anos, mas entendemos que este era o momento ideal para fazer a intervenção. Mais à frente, estrutura estaria mais degradadas e teríamos obras a conflitual com actividade do mercado e da start up”, justificou Ricardo Santos.

Questionado por Fernando Costa sobre a possibilidade de serem necessárias outras intervenções não previstas no projecto inicial, o vereador das Obras disse que, “em princípio não vão surgir mais trabalhos complementares”.

A decorrer há cerca de um ano e meio, as obras de requalificação do mercado municipal ainda não têm data de inauguração. Antes, terão ainda de ser feitos os arranjos exteriores, referiu Ricardo Santos, assumindo que o projecto para a envolvente ao mercado ainda não está concluído.