Sociedade

Obras nas arribas suspendem funcionamento do ascensor da Nazaré durante três meses

4 mar 2023 12:29

Transporte irá parar no próximo dia 15 de Março

obras-nas-arribas-suspendem-funcionamento-do-ascensor-da-nazare-durante-tres-meses
Ascensor da Nazaré
DR

O ascensor da Nazaré suspenderá o funcionamento a partir do próximo dia 15 de Março, por um período de 90 dias, durante o qual decorrerão as obras de estabilização da arriba sobranceira ao túnel deste meio de transporte, adianta a autarquia.

Estas obras, a cargo da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, têm como objectivo a redução de risco de queda de inertes para a linha do ascensor.

“Este projecto de execução está a cargo da Agência Portuguesa do Ambiente e o município tudo tem feito, e fará, com vista à célere execução desta obra, uma vez que existem constrangimentos para os Serviços Municipalizados da Nazaré, para os passageiros que utilizam este ascensor como meio de transporte, assim como para a dinâmica económica da Praia da Nazaré e, em especial do Sítio”, explica Orlando Rodrigues, vereador na câmara municipal e vogal nos Serviços Municipalizados.

Os Serviços Municipalizados da Nazaré irão disponibilizar transporte rodoviário alternativo de ligação da Praia da Nazaré ao Sítio, por autocarro, de 20 em 20 minutos, “assegurando uma carreira a cada quarenta minutos, em cada um dos povoados”, com paragens no mercado e Praça Manuel Arriaga (Nazaré) e Largo Nossa Senhora da Nazaré e Praça Vasco da Gama (Sítio da Nazaré), informa a autarquia.

“Lamentamos esta interrupção de funcionamento, à qual o município é alheio, mas saudamos a execução de uma antiga reivindicação que visa a redução de risco e a proteção de pessoas e bens”, salienta a câmara.