Sociedade

Obras na Villa Portela, em Leiria, começam na próxima semana

20 abr 2022 12:30

Espaço vai ser convertido num centro de artes, implicando um investimento a rondar 2,9 milhões de euros.

obras-na-villa-portela-em-leiria-comecam-na-proxima-semana
Imagem do projecto aprovado em Abril de 2020
DR

As obras reabilitação e reconversão da Villa Portela num centro de artes vão ter início na próxima terça-feira, dia 26, informa a Câmara de Leiria numa nota de imprensa.

A empreitada representa um investimento próximo de 2,9 milhões de euros e tem um prazo de execução estimado em 540 dias.

Os trabalhos visam adaptar e transformar os espaços exteriores e todo o edificado num "equipamento público cultural", com uma área de implantação dos edifícios de cerca de dois mil metros quadrados e uma zona verde/jardim com 17 mil metros quadrados.

De acordo com o projecto de intervenção, o edifício principal terá zonas expositivas, áreas técnicas, biblioteca/sala de leitura e uma cafetaria aberta para o jardim.

Para os restantes edifícios, estão previstas zonas de produção, oficinas e salas polivalentes adaptáveis a novas necessidades e novos programas.

Os jardins "serão tratados e recuperados na sua totalidade", com a criação de espaço para eventos, um auditório ao ar livre e uma zona para crianças, refere a nota de imprensa da câmara.

A Villa Portela, adquirida pela autarquia em 2017, está classificada como Monumento de Interesse Municipal. Em tempos, foi uma grande propriedade urbana com áreas de cultivo, incluindo casa de habitação, diversos cómodos de apoio e uma vasta área ajardinada.

O edifício habitacional, do tipo chalé suíço, mas "fortemente inspirado na arquitectura dos chalés ingleses de estilo vitoriano", data de finais do século XIX, tendo sido um dos primeiros imóveis da cidade a possuir casa de banho no seu interior equipada com águas quentes e frias.

A casa é constituída por três pisos que albergam mais de 20 divisões, sendo o último piso em águas furtadas, com coberturas diferenciadas que rematam em cornija e beiral saliente.

 

.