Sociedade

Obras em Pedrógão Grande implicaram abate de 24 árvores, incluindo 14 sobreiros

6 abr 2021 17:55

Câmara promete plantar igual número de árvores no próximo Outono. Na zona em obras está também prevista a rearborização.

obras-em-pedrogao-grande-implicaram-abate-de-24-arvores-incluindo-14-sobreiros
Intervenção decorre na zona de Vale da Manta
Google maps

As obras de qualificação urbana em curso na vila de Pedrógão Grande implicaram o abate de 24 árvores (10 plátanos e 14 sobreiros, dez dos quais adultos e quatro jovens).

Em resposta a um pedido de esclarecimentos do JORNAL DE LEIRIA, a assessoria de imprensa da Câmara explica que, no âmbito da empreitada, que “incide na zona conhecida por Vale da Manta”, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas autorizou o abate de 34 árvores, mas que no decorrer das obras, foi possível poupar dez sobreiros.

Aquela fonte frisa ainda que o projecto prevê uma faixa com 1,5 metros de largura que, no final da obra, “será arborizada com espécies que não comprometam as infra-estruturas criadas”, sem especificar quais.

Além disso, o Município irá plantar 24 sobreiros e carvalhos, “número igual ao de árvores abatidas”, num terreno que é propriedade da Autarquia localizado junto à zona em obras. Esta acção de reflorestação deverá ocorrer no próximo Outono.

A Câmara assegura ainda que não está previsto o abate de qualquer sobreiro, “muito menos centenários”, junto ao centro de saúde da vila, desmentido, assim, uma informação que, nos últimos dias, circulou nas redes sociais.

Segundo a Autarquia, um dos exemplares existentes no local apresenta “sinais de decrepitude”, mas “estão a ser desenvolvidos todos os esforços possíveis para que o mesmo seja preservado”.