Sociedade

Obras de 1,6 milhões melhoram eficiência energética do Mosteiro da Batalha

3 ago 2021 12:05

Autarquia participa na contratação das empreitadas, fiscalização do projecto e afectação de recursos técnicos

obras-de-16-milhoes-melhoram-eficiencia-energetica-do-mosteiro-da-batalha
.
Ricardo Graça/Arquivo

A Câmara da Batalha deverá gerir as obras de melhoria da eficácia energética do Mosteiro da Batalha no valor de 1,6 milhões.

O dinheiro virá do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e à autarquia caberá o processo de contratação das empreitadas, fiscalização do projecto e afectação de recursos técnicos para apoio ao projecto.

A medida resulta de um contrato inter-administrativo de cooperação entre a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) e o município, que será assinado no futuro.

A DGPC e outras entidades do sector da Cultura vão acompanhar todas as fases dos projectos e comprometem-se a assegurar o seu financiamento na totalidade, com recurso às verbas do PRR que consignou para esta componente da reabilitação a verba de 150,5 milhões de euros, num total aprovado de 243,3 milhões de euros atribuídos à designada Componente 4 – Cultura. 

As intervenções previstas, mas ainda a ser alvo de estudo, inscrevem-se na reabilitação e preservação do Mosteiro da Batalha, monumento nacional, que integra a Lista do Património da Humanidade definida pela UNESCO, e, após realizado o estudo do projecto e sua implementação, servirão para melhorar o desempenho energético do imóvel, que apresenta actualmente elevados consumos de energia.

Prevê-se que as obras estejam concluídas até 31 de Dezembro de 2025.