Sociedade

Obras de 1,6 ME para requalificar e ampliar centro de saúde de Fátima

17 out 2023 13:29

Intervenção visa melhorar as condições de atendimento aos utentes da Unidade de Saúde Familiar de Fátima.

obras-de-16-me-para-requalificar-e-ampliar-centro-de-saude-de-fatima
Unidade será ampliada para o edifício onde funcionou a biblioteca
DR

Está dado mais um passo para a requalificação e ampliação do centro de saúde de Fátima, que custará cerca de 1,6 milhões de euros (ME), “totalmente” financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Na última reunião de Câmara de Ourém, o executivo aprovou um protocolo a celebrar com Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para que o município possa realizar as obras, que irão ampliar as instalações para o espaço da antiga biblioteca de Fátima.

O protocolo estabelece as condições de cooperação técnica entre as partes, “delineando as responsabilidades do município, que envolvem não apenas a execução das obras de reabilitação, mas também a fiscalização. Por sua vez, a ARSLVT compromete-se “a garantir o acompanhamento técnico necessário e a assegurar o funcionamento adequado da USF Fátima após as obras”, explica uma nota imprensa da autarquia.

Entretanto, também já foi aprovado o protocolo através do qual a Junta de Freguesia cede as instalações em regime de comodato. Segundo o presidente da câmara, Luís Albuquerque, está a ser preparado o concurso da obra, que deverá avançar no próximo ano, mas “nunca antes do próximo verão”.

“Aprovação pela câmara, lançamento do concurso, adjudicação, visto do Tribunal de Contas e consignação demora sempre muito tempo”, alega o autarca.