Sociedade

Obras da antiga central de Porto de Mós ajudicadas por dois milhões

21 jul 2016 00:00

Investimento de dois milhões de euros em Porto de Mós.

obras-da-antiga-central-de-porto-de-mos-ajudicadas-por-dois-milhoes-4656

A Câmara de Porto de Mós adjudicou, na segunda-feira, a empreitada de remodelação do edifício da antiga central termoeléctrica, por dois milhões de euros, valor significativamente abaixo das previsões da autarquia que chegou a apontar a necessidade de um investimento a rondar os quatro milhões de euros.

As obras foram adjudicadas à empresa Arlindo Correia & Filhos, com sede em Braga, e terão um prazo de execução de 810 dias. Em comunicado, o município refere ainda que o início dos trabalhos acontecerá após a emissão de visto favorável por parte do Tribunal de Contas.

O projecto de intervenção prevê a reconversão do edifício em museu e arquivo municipais. A componente museológica ocupará o primeiro piso, onde haverá uma zona para exposição permanente e salas de reservas e multimédia. No piso térreo, haverá um auditório, uma área para mostras temporárias, zona de arquivo (arquivos fotográfico e multimédia e salas de triagem e de expurgo) e loja. No terceiro piso, ficarão as áreas técnicas: centro de documentação e salas de restauro e de digitalização.

Além de ser um espaço inclusivo, acessível a pessoas cegas, surdas e com mobilidade reduzida, o edifício irá destacar-se também pela eficiência energética, com a instalação de painéis fotovoltaicos, que deverão assegurar cerca de 75% das necessidades de energia do imóvel.