Economia

Óbidos Parque organiza evento exclusivamente dedicado ao empreendedorismo feminino

18 jun 2023 13:10

Sessões de cross innovation sobre investimento e modelos de inovação e cooperação surgem no âmbito do PREMIER - Programa de Estímulo Empresarial

obidos-parque-organiza-um-evento-exclusivamente-dedicado-ao-empreendedorismo-feminino

O Óbidos Parque - Parque Tecnológico de Óbidos vai organizar um ciclo de acções de apoio à iniciativa empresarial, como conferências, dinâmicas de design thinking e gamification, a que se junta um evento exclusivamente dedicado ao empreendedorismo feminino.

As duas primeiras sessões estão agendadas para o próximo dia 21 de Junho, quarta-feira, e contam com a participação de Rui Ferreira, presidente da Portugal Ventures, e Isabel Neves, advogada, empresária e presidente do Clube de Business Angels de Lisboa.

Estarão ainda presentes no parque tecnológico Sandra Isabel Correia, “Melhor Empresária da Europa” pelo Parlamento Europeu em 2011, “Melhor Mulher de Negócios Internacional” pelos EUA em 2016, e também mentora, empreendedora, formadora e cofundadora do projecto World Generation Tour para a área da capacitação do tecido empresarial português, e ainda Cathia Ziebel, fundadora da Zoiama e do OppidHum, e coordenadora do U Transform Lab.

Ambas as sessões assentam num modelo de cross innovation e têm como objectivo mostrar caminhos para a promoção de processos de inovação aberta, inspirada nas boas práticas de actores de diferentes sectores de atividade, refere uma nota de imprensa.

O objectivo destas acções é “potenciar a adaptação de empresas e empreendedores à mudança, estimulando a iniciativa empresarial e apoiando a criação de novos negócios, orientados para as fileiras Saúde e Bem-Estar e Engineering & Tooling”.

Do programa do Óbidos Parque fazem parte também os designados Innovation Gyms, sessões colectivas de cross innovation de geração de ideias, desenvolvidas através da interação entre pessoas e empresas, e sustentadas em dinâmicas de design thinking e gamification.

O desafio, refere ainda o comunicado, é aumentar a capacidade de ideação dentro das empresas para dar lugar a processos de inovação.

“Serão cinco dias de trabalho, durante os quais os participantes terão de criar um processo de inovação que possa ser aplicável a várias actividades económicas.”

Segundo a organização, o ponto alto desta programação é o DARE, evento de empreendedorismo feminino, com sessões práticas em Julho e Setembro.

Mindset e ferramentas cognitivas, intenção/missão/objectivo, acesso a recursos e ferramentas, sustentabilidade e regeneração do projecto, carreira, one to one com mentores, falhas, insucessos e ativação do futuro, são algumas das dimensões a trabalhar.

Este ciclo de iniciativas foi desenhado no âmbito do PREMIER - Programa de Estímulo Empresarial, um projecto de que a OBITEC faz parte em conjunto com a Nerlei - Associação Empresarial da Região de Leiria (promotor líder), Politécnico de Leiria, OPEN - Incubadora D. Dinis e Startup Leiria - Associação para a Promoção do Empreendedorismo, Inovação e Novas Tecnologias.

“O PREMIER visa promover o empreendedorismo da Região Centro, potenciando a adaptação das empresas e empreendedores à mudança, estimulando a iniciativa empresarial e apoiando a criação de novas empresas, orientadas para as fileiras da Saúde e Bem-estar e de Engineering & Tooling”, lê-se ainda no comunicado.

Estas acções destinam-se a empresários e empresas com menos de dois anos de atividade, investigadores com produtos/tecnologias já em condições de evoluírem para o mercado (ou com forte viabilidade), alunos do ensino superior, empreendedores que tenham vontade e competências/capacidades para concretizar ideias e empresários, empreendedores e trabalhadores das fileiras da Saúde e Bem-estar e de Engineering & Tooling da região Centro.

 

PROGRAMA
21 DE JUNHO
Sessão 1 | Investimentos de Cross Innovation
14:15 - Rui Ferreira, presidente da Portugal Ventures
15:00 - Isabel Neves, presidente do Clube de Business Angels de Lisboa
15:45 - Q&A Sessão 2 | Modelos de Inovação e Cooperação de Cross Innovation
17:30 - Indústria e Serviços - Isabel Neves, presidente do Clube de Business Angels de Lisboa
18:00 - Cultura - Sandra Isabel Correia, cofundadora do World Generation Tour
18:30 - Educação - Cathia Ziebel - Fundadora da Zoiama e do OppidHum, coordenadora do U Transform Lab
19:00 - Conclusões e Sunset
 
Participação gratuita, inscrições em https://forms.gle/imV7VxzMh35vmMY26.