Economia

Óbidos e Leiria entre os concelhos onde o metro quadrado da habitação é mais caro

5 nov 2020 11:45

O valor mediano do preço do metro quadrado das casas subiu em Setembro face ao mesmo mês do ano passado. No distrito, Óbidos, Nazaré e Peniche registam os valores mais elevados

obidos-e-leiria-entre-os-concelhos-onde-o-metro-quadrado-da-habitacao-e-mais-caro
Procura de casas para comprar continua superior à oferta
Jornal de Leiria/Arquivo
Raquel de Sousa Silva

Em Setembro, o valor mediano da avaliação bancária, realizada no âmbito dos pedidos de crédito para a compra de habitação, fixou-se em 1128 euros por metro quadrado, o mesmo que em Agosto.

Nos concelhos do distrito de Leiria para os quais há informação disponível, os preços ficam abaixo da média, de acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados na semana passada.

Olhando para Setembro deste ano (último mês disponível), e considerando apenas os concelhos para os quais há dados, Óbidos é aquele que apresenta um valor do metro quadrado mais alto (1041 euros).

Nazaré apresenta preços semelhantes, pelo menos nos meses de Fevereiro (1034 euros), Março (1102) e Abril (1038 euros). Daí para a frente o INE não disponibiliza ainda informação.

Analisando os seis concelhos para os quais há dados regulares (todos os meses desde há vários anos), percebe-se que é Peniche que apresenta em Setembro de 2020 o valor mediano mais alto por metro quadrado da habitação. Os 976 euros registados no mês passado representam uma subida de 52 euros, ou 5,6%, face a igual período de 2019.

Nos últimos cinco anos, o preço do metro quadrado em Peniche subiu 222 euros (29,4%) Mas o maior aumento percentual registou-se em Leiria, onde o valor mediano do metro quadrado da habitação em contexto de avaliação bancária subiu neste período 52,2% (o correspondente a 317 euros). O preço mediano é agora de 924 euros.

Comparando 2020 com 2015, os valores subiram em todos os seis concelhos para os quais o INE disponibiliza dados. Na Marinha Grande aumentaram 48%, em Pombal 36,5%, em Caldas da Rainha subiram 34,4% e em Alcobaça 24,4%.

“Os valores da avaliação bancária têm acompanhado os valores do mercado. Raramente acontece uma habitação ser avaliada abaixo”, aponta Rui Cardeira.

O responsável pela Cardeira e Costa – Century 21, empresa que actua sobretudo nos concelhos de Leiria e Marinha Grande, diz que “não se nota descida nenhuma” nos preços da habitação. “Pelo contrário”. É que “a procura é muita e a oferta continu

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ