Viver

Óbidos atinge 10 anos na rede Unesco. E há festa

10 dez 2025 06:41

Três dias com actividades para várias gerações à volta dos livros

obidos-atinge-10-anos-na-rede-unesco-e-ha-festa
O festival internacional de literatura é uma das marcas do concelho
Facebook Fólio

Óbidos é cidade criativa da literatura há uma década.

Para assinalar a distinção pela Unesco, esta quinta-feira, 11 de Dezembro, é inaugurado um monumento evocativo, na Praça da Criatividade, durante uma cerimónia marcada para as 18 horas, em que o actor Pedro Lamares vai dizer poesia.

Está também prevista a apresentação pelo município do Plano Estratégico – Óbidos, Cidade Criativa da Literatura da Unesco 2025-2035 e uma conversa com Joana Pinho (Ler Devagar), Telmo Faria (Sociedade Vila Literária), Mafalda Milhões (Livraria O Bichinho de Conto), Mia Couto (escritor, participação online, à distância), Filipe Daniel (presidente da Câmara Municipal de Óbidos) e, pendente de confirmação, a representação da Comissão Nacional da Unesco e a ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes.

No próximo sábado, 13 de Dezembro, é inaugurada na Galeria Nova Ogiva, pelas 17 horas, a exposição Um Silabário por Reconstruir III, que reúne cerca de 120 obras de 80 artistas das colecções do Estado, CGD e António Cachola.

Durante três dias, até sábado, estão previstas actividades educativas e para famílias que incluem oficinas de escrita para pequenos escritores, de construção de objectos para contar histórias e de criação colectiva de desenhos que inspiram novas histórias, uma sessão de contos para crianças dos três aos seis anos e ainda percursos literários pela vila, com vários pontos de narração, dirigidos ao público geral, de todas as idades.

Como cidade criativa da literatura, Óbidos tem oferecido nos últimos anos o festival Fólio, que na edição de 2025, em Outubro, recebeu três prémios Nobel: o sul-africano J. M. Coetzee, a bielorrussa Svetlana Alexievich e o húngaro László Krasznahorkai (que acabou por abandonar a vila sem se encontrar com o público, por motivo de doença).