Sociedade

Óbidos apoia famílias carenciadas com compras nos supermercados do concelho

26 mar 2020 20:49

Covid-19: Iniciativa “Óbidos +Próximo – Apoio Alimentar”

obidos-apoia-familias-carenciadas-com-compras-nos-supermercados-do-concelho
.
DR

O Município de Óbidos lançou a iniciativa Óbidos +Próximo – Apoio Alimentar , que pretende apoiar as famílias mais carenciadas do concelho, com compras nas três grandes superfícies locais.

Segundo um despacho do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, partilhado com as Redacções, esta acção tem como objectivo “atenuar a pobreza e a exclusão social dos nossos munícipes” em plena pandemia do Covid-19.

A medida prevê a “aquisição exclusiva de bens, mediante a emissão de um vale de compras”, que “inclui bens alimentares e não alimentares”, assim como “apoio financeiro a famílias que se encontrem em situação de carência”.  

Podem candidatar-se a este apoio todos os agregados familiares ou pessoas singulares, residentes no concelho de Óbidos, com idade superior ou igual a 18 anos, ou inferior, desde que se encontrem em situação de autonomia económica, e que apresentem rendimentos per capita inferiores ao estabelecido pelo valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).

O vale Óbidos +Próximo – Apoio Alimentar  será atribuído mensalmente, com uma capitação de 80 euros por adulto/adolescente com idade igual ou superior a 13 anos e de 50 euros por criança (até 12 anos), sendo válido no Intermarché de Óbidos, Pingo Doce de Óbidos e Continente Bom Dia de Óbidos.


O apoio é válido por 3 meses, renováveis.

A candidatura pode ser submetida através da inscrição no portal do Município, disponível em – www.cm-obidos.pt , indicando os dados pessoais e a composição do agregado familiar, a descriminação da situação económica em que se encontra (incluindo rendimentos auferidos pelo agregado familiar nos últimos três meses) e o motivo da insuficiência económica gerada pela situação actual vivida no território nacional.

Caso o munícipe não disponha de meios electrónicos, poderá solicitar apoio ao Serviço de Coesão Social, através do número de telemóvel 939 430 738.

Segundo Humberto Marques, “esta é uma ocasião excepcional e que, por isso, necessita de medidas também excepcionais”.

“Os munícipes esperam que os governos locais, conjuntamente com o Governo central, tomem as medidas necessárias e, acima de tudo, as mais eficazes, para que possamos voltar à normalidade o mais rapidamente possível”, sublinha o presidente da autarquia.

“Óbidos está a trabalhar de forma incansável, noite e dia, para minimizar os efeitos desta pandemia, seja para a saúde das pessoas, seja para a economia, que afecta também, e de forma directa, a vida dos munícipes”.