Viver

O super-homem que voou de balão e a história dele, contada pela filha

19 set 2021 21:30

A pianista, e professora na SAMP, Yumiko Ishizuka publica em vídeo e em português a aventura do pai, que desapareceu, há 29 anos, durante uma travessia numa gôndola de balões para proteger a areia que canta

o-super-homem-que-voou-de-balao-e-a-historia-dele-contada-pela-filha
Yumiko Ishizuka vive em Fátima e dá aulas na SAMP, em Leiria
Ricardo Graça

É uma história com música dentro, conhecida na SAMP, que tem agora versão em português no Youtube, narrada em seis vídeos. Contam a aventura de Yoshikazu Ishizuka, afinador de pianos, que em 1992 tentou realizar a primeira travessia entre o Japão e os Estados Unidos numa gôndola de balões gigantes. O propósito: divulgar uma mensagem de defesa do ambiente relacionada com a chamada areia que canta.

Detectado pela última vez sobre o oceano Pacífico, ao fim de alguns dias, acabaria por desaparecer sem deixar vestígios.

Quase 30 anos depois, a filha Yumiko Ishizuka, cantora, pianista e professora na SAMP – Sociedade Artística Musical de Pousos, leva a viagem do pai até ao Youtube, com edição e voz de Natércia Lameiro e música pelo colectivo Famirosa Harmony, que inicialmente juntava Yumiko, duas irmãs e a mãe.

O ponto de partida é o livro escrito e publicado no Japão, no ano 2000, por Yukiko Ishizuka, mãe de Yumiko, sobre o marido, Yoshikazu, sob o título O afinador de sonhos. Para manter e transmitir o pensamento dele.

“A minha mãe queria traduzir para inglês ou português. Começou, mas, antes de entregar, faleceu”, explica Yumiko, que trabalha na SAMP (em Leiria) e vive em Fátima. O trabalho de composição dos vídeos – e de tradução, por fim, do livro escrito pela mãe, sobre a vida e o pensamento de Yoshikazu – começou no ano passado, durante o confinamento, depois de canceladas as férias no Japão.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ