Economia

O que fazer com as baterias dos eléctricos, quando não servem para os carros?

8 mai 2022 15:38

Reaproveitamento para o lar e carregamentos

o-que-fazer-com-as-baterias-dos-electricos-quando-nao-servem-para-os-carros
Estes componentes podem ser utilizados como baterias estáticas, servindo como acumuladores de electricidade no lar
Unsplash

Henrique Sánchez, presidente da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos, entidade que agrega utilizadores nacionais de veículos eléctricos e entusiastas da mobilidade eléctrica, ouvido pelo JORNAL DE LEIRIA, explica que as baterias de um carro eléctrico podem desempenhar a sua função de tracção durante cerca de dez anos, não obstante alguma degradação na capacidade de carregamento, “mas ainda permitindo a sua utilização de uma forma eficiente”.

O responsável salienta que, após esse período, estes componentes podem ser utilizados como baterias estáticas, servindo como acumuladores de electricidade no lar, utilizados para sistemas de aquecimento central, de vácuo e de domótica, electrodomésticos e até mesmo para carregar veículos eléctricos.

“Esta electricidade, normalmente, é proveniente de sistemas de produção com painéis fotovoltaicos, e neste caso podem ter uma ‘segunda vida’ de cerca de mais 20 anos”, explica Sanchéz, adiantando que, após essas três décadas de funcionamento, as baterias poderão ser recicladas em cerca de 95% e os minérios assim obtidos utilizados no fabrico de novas baterias.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ