Sociedade

O que dizem os moradores? Ruído, desordem e praxe não deixam dormir

1 nov 2018 00:00

Conflito de interesses com bares acontece sobretudo no centro histórico.

o-que-dizem-os-moradores-ruido-desordem-e-praxe-nao-deixam-dormir-9431

Afonso Sousa fala por vários moradores que se queixam do ruído provocado pelos clientes do café Neo Colonial, na Rua Comandante João Belo, em Leiria. "Andamos, entre aspas, a sofrer desde 2015". O alvo são sobretudo estudantes do ensino superior que se apresentam "embriagados e a cantar": o Neo Colonial fecha o acesso às quatro da manhã e serve até às seis, ou seja, o barulho nas ruas envolventes prolonga-se quase até ao amanhecer. "Ir trabalhar com uma hora de sono é muito complicado e quando isso se repete durante anos todas as terças e quintas..." Segundo conta, há garrafões com vinho atirados contra as fachadas dos edifícios, flexões no meio da estrada que obrigam os carros a parar, vómitos na via pública e concursos em que os alunos do Instituto Politécnico de Leiria trepam postes de videovigilância. Se alguém abre a janela e entra em diálogo, pior. "Já tive de expulsar quer rapazes quer raparigas por estarem a urinar aqui na porta". As cartas dirigidas à Câmara Municipal de Leiria resultaram em testes de acústica, que confirmam a violação do Regulamento Geral do Ruído, mas o problema mantém- se. O Município informa que os processos de contra-ordenação "deverão ser abertos em breve". Entretanto, a estratégia dos moradores passa por chamarem a polícia, várias vezes por noite, se necessário. Daí a sugestão de Afonso Sousa: encerramento à meianoite nos dias úteis e até às três da manhã nos fins-de-semana. A autarquia quer uma da manhã e duas da manhã, respectivamente, na proposta de regulamento de horários, que vai entrar em consulta pública.

Leia também: 

Aumentam as queixas. Moradores e donos de bares pedem mais polícia nas ruas

O que dizem os donos dos bares? Viabilidade do negócio depende de noites longas

Hélder Fernandes é outro dos moradores em conflito com o Neo Colonial. Diz que os estudantes que frequentam o café "não acatam ordens" da polícia, isto é, "saem 10 minutos e depois voltam". A presença da PSP até à data "não surtiu efeito" e portanto é a Câmara Municipal que "tem de actuar e pôr cobro à situação", afirma, através de coimas ou de uma ordem de encerramento. E deixa uma pergunta: "Quem é que vem morar para o centro histórico?"

Também no casco antigo da cidade, mas na Rua Eça de Queiroz, perto da Rua Direita, Sandrina Querido diz que "o problema não são os bares", é sim "quem anda na rua" até altas horas. "Juntam-se no Centro Cívico e ali vomitam, urinam e cantam. E a gente não dorme". Concorda com o que a Câmara Municipal de Leiria propõe para os estabelecimentos de bebidas, no sentido de fecharem mais cedo, mas sublinha que faz falta a presença da PSP. "A partir de determinada hora devia haver polícia a mandar as pessoas embora". Com um filho de 12 anos em casa, a "falta de civismo" significa que "não é fácil" fechar os olhos antes do regresso à escola e ao trabalho. "Muitas vezes levanto-me e tenho de ir à janela pedir para não fazerem barulho". E que os danos em propriedade pública e privada – janelas partidas e portas destruídas – são uma excepção, mas acontecem. "Uma noite destas acordei com uma discussão entre um casal e a determinada altura ele começou aos murros e pontapés ao contentor do lixo. Isto é uma constan

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ