Sociedade

O mais antigo Plesiossauro da Península foi descoberto em São Pedro de Moel

14 jun 2021 17:32

Investigadores do Dino Parque e do Museu da Lourinhã anunciaram hoje a descoberta por coleccionadores na praia do concelho da Marinha Grande

o-mais-antigo-plesiossauro-da-peninsula-foi-descoberto-em-sao-pedro-de-moel
Reprodução de um plesiossauro
DR
Redacção/Agência Lusa

"Este plesiossauro é o mais completo e antigo da Península Ibérica, datado do início do Período Jurássico, há cerca de 195 milhões de anos", referem os investigadores numa nota de imprensa hoje divulgada.

O animal foi baptizado com o nome do local onde foi encontrado.

O Plesiopharos moelensis, como foram designados o novo género e nova espécie do réptil marinho que viveu no tempo dos dinossauros, foi descrito num artigo científico publicado na revista Acta Palaeontologica Polonica.

A designação do novo género, 'Plesiopharos', deriva do facto de os achados terem sido encontrados perto do Farol de São Pedro de Moel, e da afinidade familiar com os plesiossauros.

Os coleccionadores Victor Teixeira e António Domingos encontraram os vestígios fossilizados, constituídos por partes das barbatanas dos membros do lado direito do animal, do tórax e do pescoço, e doaram o achado ao Museu da Lourinhã para ser estudado em laboratório e exposto ao público no Dino Parque.

A equipa pluridisciplinar de paleontólogos e geólogos que descreveu o fóssil integrou Eduardo Puértolas-Pascual, Miguel Marx, André Saleiro, Alexandre Fernandes, João Marinheiro, Carla Tomás e Simão Mateus, colaboradores do Museu da Lourinhã e do Dino Parque.

Reprodução de um esqueleto do animal