Viver

O jardim da paz que Joe Berardo imaginou

8 abr 2016 00:00

Passa por ser o maior parque do género na Europa e fica bem perto de Leiria, no Bombarral.

o-jardim-da-paz-que-joe-berardo-imaginou-3628

Estátuas de budas, algumas com vários metros de altura, instaladas no litoral atlântico português? O homem sonha, a obra nasce. Neste caso, o homem é o empresário – e comendador – Joe Berardo e a obra dá pelo nome de Bacalhôa Buddha Eden.

Juntamente com Peniche, o concelho do Bombarral marca o limite sul do distrito de Leiria. É lá que fica a Quinta dos Loridos, ou jardim dos budas: 35 hectares idealizado por Joe Berardo em resposta à destruição dos budas gigantes de Bamiyan (um acto perpetrado em 2001, no Afeganistão, pelo governo talibã, que eliminou um património cultural com mais de 1.500 anos). 

Se viajar através da auto-estrada A8, deve utilizar a saída 12 em direcção ao Carvalhal e seguir as placas (durante três quilómetros). Em alternativa ao pagamento de portagens, tem a estrada nacional 8. A ligação da Bacalhôa a este espaço resulta da presença da marca de vinhos no portefólio de negócios do empresário madeirense. 

Um pedaço da Ásia a 45 minutos de Leiria, cercado por terrenos onde se produzem tintos e espumantes. Berardo já lhe chamou jardim da paz e o objectivo é mesmo esse – a abertura entre religiões, o diálogo entre culturas, apesar das referências visuais ao budismo e à filosofia oriental. Um lugar de comunhão, reconciliação e reflexão, que passa por ser o maior do género na Europa.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.