Viver

O Grande Plano: Montanhas Atlas | Marrocos | 2016

22 jun 2018 00:00

Por Rute Violante (texto e fotografia)

o-grande-plano-montanhas-atlas-marrocos-2016-8854

Em 2016 realizei uma expedição fotográfica a Marrocos na qual me fiz acompanhar por 16 fotógrafos. Nesta viagem de 11 dias experenciámos momentos incríveis um pouco por todo o País. No regresso do deserto atravessámos as montanhas Atlas fazendo várias paragens para apreciar a paisagem e fazer compras à beira da estrada (fósseis, minerais, bijuteria...). 

Numa dessas paragens, chamou-nos a atenção esta bancada com uma máquina de sumos e um frigorífico à beira da estrada com uma vista absolutamente magnificente. A bancada estava abandonada naquele momento mas dava para perceber que era o local de trabalho e o ganha-pão de alguém. Via-se a fruta fresca nas vitrines e correntes com cadeados a prender o frigorífico. 

Aquilo que me fez refletir foi o quão simples e feliz se pode tornar um momento de contemplação desta paisagem enquanto se bebe um sumo natural de fruta; a importância dos detalhes e a capacidade que o ser humano tem de se sentir assoberbado em momentos inesperadamente poéticos.

Em Marrocos, na China, no Japão ou aqui em Portugal, na cidade de Leiria, o que mais importa é sentir a vida intensamente com coisas tão simples como contemplar e saborear aquilo que a mãe natureza nos oferece.