Sociedade

O Grande Plano | Miguel Costa

20 set 2018 00:00

Entre sorrisos e gargalhadas

o-grande-plano-miguel-costa-9266

Esta é uma daquelas fotografias que ficam para a vida. Para a minha, pelo menos. Em 2010 numa viagem a Angola, onde fui como foto jornalista em trabalho para uma revista de viagens, tive a oportunidade de visitar um pequeno aglomerado de cabanas de pescadores, num local remoto a sul de Luanda.

Aqui viviam umas 50 pessoas, todos pescadores, mulheres e crianças. Muitas crianças. A simplicidade e a escassez de recursos contrastavam brutalmente com a felicidade destas crianças ao receberem pessoas de fora (éramos cerca de 8 pessoas da “cidade”).

Todos queriam que nos sentíssemos em casa e que levássemos daqui as melhores recordações pela simpatia de todos. Estas crianças especialmente, nunca pararam de querer “foto” e a cada clique, o sorriso tornou-se cada vez mais contagiante. A alegria simples mas arrebatadora, acho que a consegui captar nesta imagem, entre muitas outras.

É para mim muito especial e um grande motivo de orgulho, não só pelo que ainda hoje sinto cada vez que contemplo estes sorrisos, mas também pela sorte de esta fotografia ter sido descoberta pelos editores de fotografia da revista americana National Geographic, que a divulgaram pelo mundo através da edição impressa da revista e outras publicações com o selo NGM.