Sociedade

O Grande Plano | Kid Richards

18 jan 2019 00:00

Saco de memórias

o-grande-plano-kid-richards-9741

Esta escolha foi complicada. Penso várias vezes em mim como alguém que carrega um saco às costas. Nesse saco guardo muitas coisas, principalmente lembranças. E se essas lembranças tivessem uma forma, seriam certamente fotografias.

O saco torna-se cada vez mais pesado. Mas haverá sempre força para o carregar. Desde que comecei a fotografar, tornei-me mais atento ao que me rodeia. E a verdade é que por mais que tente, não me consigo desligar disso. A fotografia tens vários propósitos, mas para mim o mais importante de todos é o poder de guardar momentos.

Com um disparo, “congelamos” um momento. Um momento que vamos guardar para sempre, e que por todos os motivos e mais alguns, decidimos que o queríamos guardar. É esse o propósito da fotografia desde meados de 1826. Guardar. Esta fotografia é um exemplo de um momento que quis guardar.

Demorei algum tempo a fazer as contas para que a fotografia saísse com a exposição certa, para ter o enquadramento que queria. Podia ter disparado 10 vezes antes, ou 20 depois. Mas disparei neste momento. E esta fotografia tornou-se uma das minhas preferidas. Arrumei-a no meu saco, para a voltar a ver quando quiser. Hoje, amanhã ou daqui a 50 anos.