Viver

O Grande Plano de Gil Cardal

10 set 2018 00:00

Fusão de Imagens

o-grande-plano-de-gil-cardal-9217

A fotografia é muito mais do que os nossos olhos veem. Gosto de “pensar” a fotografia e tirar o melhor proveito dela, explorando novas possibilidades e novos desafios. A seleção de uma imagem, fora do seu contexto torna-se bastante complexa.

Esta, que faz parte de um conjunto de imagens criadas para um projeto académico, baseou-se na produção de uma imagem através da reflexão dos vidros, assim como da sua transparência, onde dois meios físicos distintos se fundem.

Com isto, pretendi criar uma imagem com a fusão dos elementos existentes entre dois meios, um interno e outro externo. Esta mistura carregada de complexidade e de um certo “abstracionismo” no mesmo registo, enquadra os vários elementos sem qualquer relação entre si, originando uma imagem ambígua e o seu sentido confuso, permite mais do que uma interpretação numa primeira abordagem, por parte do observador.

Relativamente, à escolha da utilização de preto e branco (ausência de cores), tem como finalidade potenciar o nível de ambiguidade na leitura da mesma, bem como, dificultar a identificação de elementos que seriam facilmente identificados na presença desta.

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990